Vereadores aprovam grande passo para habitação social em Três Lagoas
Durante a manhã desta terça-feira (04), os vereadores se reuniram para realizar a 37ª sessão ordinária de 2025. Na pauta, foram analisadas 15 matérias, sendo aprovados um projeto de lei (PL) e 10 decretos legislativos. Estes, concedendo reconhecimento para pessoas que se destacaram em suas atuações em prol do desenvolvimento da cidade. A sessão foi presidida pelo vereador Fernando Jurado, vice-presidente, pois Tonhão, o presidente, participou remotamente de Brasília, onde cumpre agenda.
A matéria aprovada foi o PL nº180, de 28 de outubro de 2025: “dispõe sobre a autorização para doação de lotes, construção de unidades habitacionais e define critérios do conjunto habitacional de interesse social”, de autoria do executivo.
Este projeto visa atender a uma necessidade que exige solução rápida em nosso município, que é a garantia do acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. “O programa proposto está alinhado com o compromisso desta administração de investir na política habitacional, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e a inclusão social em Três Lagoas”, defendeu o prefeito, Doutor Cassiano Maia, na mensagem encaminhada com o projeto.
O Conjunto Habitacional será implementado através da doação de terrenos de propriedade do município e a construção das unidades habitacionais através de convênio celebrado com o Governo do Estado, através da Agência de Habitação Popular do Estado do Mato Grosso do Sul (Agehab). Na mensagem, Cassiano salientou que os critérios estabelecidos para a seleção dos beneficiários serão transparentes e buscará selecionar famílias com maior grau de vulnerabilidade, ou seja: “menor renda e mais numerosas, que residem no município de Três Lagoas. Sendo assim, o projeto de lei promoverá significativamente garantia de dignidade, segurança e melhoria na qualidade de vida das famílias beneficiadas, cumprindo com o previsto no Plano de Governo desta gestão municipal”.
Confira os projetos que continuam em tramitação:
HONRARIAS
Os decretos aprovados são de homenagens a serem entregues em sessões solenes pelos parlamentares:
INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS
Mi do Santa Luzia indica projetos culturais em distritos e bairros periféricos. Sargento Rodrigues indica lombadas para a Seintra. Evalda Reis apresenta pedidos para solenidade. Daniel da Farmácia indica lanche para pacientes e funcionários da rede municipal de saúde. Fernando Jurado indica Unidade Básica de Saúde da Família Paranapungá.
Tonhão indica plano cicloviário e regularização com acessibilidade nas calçadas. Marcus Bazé apresenta indicações para a Seintra. Mário Grespan indica manutenção de iluminação em praça. Professora Maria Diogo indica Farmácia de Manipulação Popular. Robson do Alinhamento indica melhoria para o trânsito e infraestrutura.
Silverado indica ciclovia, drenagem e pintura de faixas de estacionamento. Marco Silva indica medidas para segurança viária no município. Sirlene dos Santos indica melhorias em infraestrutura e saúde. Professor Pedrinho Junior indica melhorias em trânsito e meio ambiente.
COMENTÁRIOS