Contorno Rodoviário de Três Lagoas deve atrasar nove meses; expectativa cresce entre moradores e motoristas
As obras do contorno rodoviário de Três Lagoas, executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seguem em andamento, mas devem sofrer um novo atraso estimado em nove meses em relação ao cronograma original.
Inicialmente prevista para ser concluída até junho de 2025, a entrega da obra pode agora se estender até março de 2026, segundo informações de fontes ligadas à execução do projeto.
Considerado estratégico para o escoamento industrial e o tráfego interestadual, o contorno rodoviário vai desviar o fluxo intenso de caminhões que hoje atravessa o perímetro urbano de Três Lagoas, melhorando a segurança e a mobilidade dentro da cidade.

Com 26,4 quilômetros de extensão, o traçado interligará as rodovias BR-158 e BR-262, conectando as saídas para Campo Grande, São Paulo e Brasilândia.
O investimento inicial, estimado em R$ 147 milhões, deve ultrapassar R$ 210 milhões, conforme o DNIT. O projeto prevê a construção de sete Obras de Arte Especiais (OAE) — incluindo três viadutos, uma ponte e três passagens de nível superior.
Durante o pico da execução, cerca de 450 trabalhadores atuaram na construção da pista de pavimento rígido em concreto, que oferece maior durabilidade. Atualmente, aproximadamente metade desse efetivo permanece no canteiro de obras.
Quando finalizado, o contorno deverá receber cerca de 14 mil veículos por dia, reduzindo o tempo de viagem, aumentando a segurança e diminuindo o impacto do tráfego pesado dentro da cidade.
A população de Três Lagoas acompanha de perto o avanço das obras e demonstra grande expectativa quanto à conclusão do projeto, considerado essencial para o desenvolvimento logístico e econômico da região.
Reconhecida como um dos principais polos industriais do país e líder nacional na produção de celulose, Três Lagoas espera que o novo contorno viário traga mais fluidez ao trânsito, segurança aos moradores e eficiência no transporte de cargas.
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