Seja bem vindo
Três Lagoas,29/04/2024

  • A +
  • A -

Incêndio em Copenhague: Veja antes e depois de prédio destruído pelas chamas

Fonte: g1.globo.com
Incêndio em Copenhague: Veja antes e depois de prédio destruído pelas chamas



Icônica torre do edifício, que representava as caudas de quatro dragões entrelaçadas em espiral, desabou após ser atingida pelas chamas Antes e depois do prédio da Antiga Bolsa de Valores de Copenhague
Initial plugin text
O incêndio que destruiu o prédio da Antiga Bolsa de Copenhague, nesta terça (16), tem um impacto simbólico na capital da Dinamarca e em sua imagem.
O edifício, assim como sua icônica torre que representa as caudas de quatro dragões entrelaçadas, era um dos cartões-postais da cidade. As cenas lembraram a destruição do teto da catedral de Notre-Dame, em Paris.
Incêndio destrói prédio da antiga Bolsa de Valores de Copenhague, na Dinamarca
No momento do incêndio, o prédio passava por obras de restauração. A ideia era que a reabertura acontecesse antes das comemorações do quarto centenário do edifício, inaugurado em 1640.
O local abrigava diversas obras de arte e peças de valor histórico. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
Torre de prédio histórico de Copenhague é envolto pelas chamas antes de desabar em incêndio
Ida Marie Odgaard/Ritzau Scanpix via AP
O prédio, próximo do Parlamento da Dinamarca, abrigou a sede da Bolsa de Copenhague até a década de 1970 e é atualmente a sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa.
Dragões no teto
Prédio da Antiga Bolsa de Valores de Copenhague, na Dinamarca, antes do incêndio
Reprodução/Google Street View
O edifício foi construído originalmente, no século 17, para abrigar tendas onde se vendiam mercadorias como chá e especiarias.
"Pensava-se que muito ouro seria trazido para a Dinamarca, e por isso eles colocaram imagens de dragões no teto, pois eles são conhecidos por proteger o ouro", explica a pesquisadora Ulla Kjaer, do Museu Nacional da Dinamarca.
A espiral também possuía, três coroas no topo, simbolizando os reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia.
"Essa espiral é absolutamente icônica e não há outra parecida no mundo", diz Kjaer.
A presença de imagens de dragões no teto é vista como uma proteção simbólica contra os inimigos e também contra o fogo, segundo a explicação fornecida pela Câmara de Comércio em seu site.
"Uma parte importante da nossa herança arquitetônica estava e ainda está em chamas", escreveu o rei Frederik em sua conta no Instagram. "Por gerações, a espiral característica em forma de dragão ajudou a caracterizar Copenhague como 'a cidade das torres'."




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login