Verão pede cuidados redobrados com a saúde da pele

Conheça os benefícios de alguns alimentos que ajudam na saúde da pele e do corpo

Por Redação FMTLnews 15/02/2022 - 19:11 hs

Pele saudável e bonita resulta de um conjunto de cuidados que incluem o protetor solar, cremes hidratantes e, claro, água e boa alimentação. Existem alguns alimentos que favorecem a qualidade da pele, com nutrientes e antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e a melhorar tanto a aparência quanto a sua estrutura, dando mais resistência, brilho e vitalidade.

A esteticista Jéssica Pâmela, de Campo Grande, fala da importância em cuidar do maior órgão do corpo humano: a pele. “Muitas pessoas acreditam que são os pulmões, intestino ou até o cérebro, mas o nosso maior órgão é a pele e por isso ela precisa de uma atenção especial”, comenta Jéssika.

A profissional listou alguns alimentos que ajudam a garantir a boa saúde da pele. “Sempre indico para as minhas clientes, pois são coisas gostosas, simples de preparar e que fazem muito bem à pele”, comenta. Os itens abaixo podem ser facilmente encontrados nas oito lojas do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul.

Batata-doce – Rica em vitamina C e betacaroteno, a batata-doce age como antioxidante e combate radicais livres, diminuindo o risco de inflamações e flacidez na pele. Ela também funciona como estimulante da pigmentação ao tomar sol, assim como a cenoura, e ajuda a manter a pele hidratada, firme e mais saudável.

Nozes e castanhas – As castanhas e as nozes possuem zinco e podem contribuir para a produção de colágeno, que deixa a pele mais firme. Elas também são fonte de fibras e ajudam a regular a flora intestinal, o que evita inchaço no corpo e melhora o funcionamento do organismo como um todo.

Frutas cítricas – Ricas em vitamina C, as frutas cítricas agem no combate ao envelhecimento da pele e estimulam a produção de colágeno, que a deixa mais saudável e firme. Estes alimentos são antioxidantes, e atuam contra inflamações. Entre as principais frutas cítricas, estão a laranja, o abacaxi, o limão, a acerola, a tangerina, o maracujá, entre outras.

Beterraba – O ideal é que a beterraba seja consumida crua, pois desta forma costuma ser rica em ácido carboxi pirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas. Além disso, possui vitaminas que ajudam a manter a pele mais forte e rejuvenescida.

Melancia – Falou em fruta que hidrata, melancia é o nome. Por isso, a melancia é uma ótima opção para essa função, além de possuir diversas vitaminas e licopeno, que protege o tecido da ação foto-oxidativa e previne o desgaste ou o envelhecimento por exposição à luz.

Peixes – Os peixes de água fria são ricos em ômega-3, uma gordura capaz de proteger a pele dos danos solares e prevenir não só o envelhecimento precoce como, também, o câncer de pele e manchas. “E no Mato Grosso do Sul a paixão por peixes é quase unanimidade, então é só escolher: salmão, atum, sardinha, anchova, corvina ou cavala, todos são ricos em antioxidantes, proteínas, vitamina B, potássio e selênio”, diz a esteticista.

A nutricionista, Keila Yukie, da equipe de nutrição do  Fort Atacadista, escolheu uma receita que usa boa parte dos ingredientes listados nas dicas da esteticista Jéssica Pâmela.

Salmão assado com batata-doce 

Ingredientes:

1 batata-doce cozida;1 filé de salmão (170 g);Suco de 1/2 limão;2 colheres (sopa) de azeite;1 pitada de sal;Pimenta-vermelha fresca (ou em pó) a gosto;1 colher (sopa) de cebola picada.

Modo de fazer: Coloque o salmão em uma assadeira forrada com papel alumínio. Regue com o suco  de limão e o azeite. Junte os outros temperos. Acrescente a batata-doce cortada em 4 pedaços e leve ao forno médio e deixe assar por 15 minutos. Ligue o grill para dourar rapidamente.

Rende: 1 porção