Seja bem vindo
Três Lagoas,19/04/2024

  • A +
  • A -

Reino Unido quer proibir cigarros ou vapes para todos os nascidos após 2008 e criar a primeira geração não fumante da história

Fonte: g1.globo.com
Reino Unido quer proibir cigarros ou vapes para todos os nascidos após 2008 e criar a primeira geração não fumante da história



A partir de 2027, a cada ano a idade mínima para comprar cigarro vai aumentar. Assim, uma geração inteira jamais vai poder comprar tabaco legalmente no país. Imagem de fumante
Kin Cheung/AP
O Parlamento do Reino Unido deu a primeira aprovação a um projeto de lei que vai proibir a venda de cigarros para todos que nasceram a partir de 1º de janeiro de 2009.
A lei ainda precisa passar por outras votações para ser instituída. Se isso acontecer, o país será um dos lugares com mais restrições ao tabaco no mundo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A ideia é tentar criar a primeira geração livre do fumo. As pessoas que completam 15 anos em 2024 nunca vão poder comprar cigarros ou vapes legalmente.
Hoje, só os maiores de 18 podem comprar cigarros ou vapes. O projeto é implementar a lei em 2027 e, a partir de então, a cada ano a idade mínima para comprar cigarro vai aumentar em um ano, até que a população inteira seja proibida de comprar tabaco.
Paciente passa 43 dias na UTI por causa de vape; Anvisa rediscute proibição
Além das mudanças na idade mínima para comprar tabaco, o texto cria restrições ao vape. Por exemplo, não vai permitir sabores e nem a venda de aparelhos baratos, que são mais acessíveis.
O projeto de lei é uma iniciativa do governo, mas no partido do primeiro-ministro Rishi Sunak não há consenso.
No plenário do Parlamento na terça-feira (17), 383 deputados votaram a favor, e 67 contra.
Os especialistas em saúde elogiam a iniciativa, e o principal partido de oposição, o Partido Trabalhista, apoiou. Mas uma parte dos deputados governistas (especialmente os parlamentares identificados como libertários), ou seja, aliados de Sunak, afirmam que a iniciativa não é conservadora.
Políticos conservadores importantes, como os ex-primeiros-ministros Boris Johnson e Liz Truss, afirmaram que o projeto limita as liberdades pessoais.
Há um lobby de direitos dos fumantes que afirma que o projeto pode criar um mercado ilegal e, além disso, trata os adultos do futuro como crianças.
O governo diz que não pretende criminalizar o cigarro e que aumentar a idade mínima para comprar cigarros ao longo dos anos nunca vai impedir as pessoas que hoje podem comprar.
Cerca de 13% da população do Reino Unido fuma. A porcentagem caiu desde os anos 1970.
Segundo as autoridades, 80 mil mortes por ano são causadas pelo tabaco. Essa ainda é a principal causa de mortes que poderiam ser evitadas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login