Seja bem vindo
Três Lagoas,20/04/2024

  • A +
  • A -

Representação do Brasil em Taiwan diz que não há registro de brasileiros feridos em terremoto

Fonte: g1.globo.com
Representação do Brasil em Taiwan diz que não há registro de brasileiros feridos em terremoto



Miguel Magalhães, diretor do escritório de representação do Brasil em Taipei, disse em entrevista à GloboNews que há 7,5 mil brasileiros no país. Diretor do escritório do Brasil em Taiwan fala sobre terremoto: ‘De meter medo’
A representação diplomática do Brasil em Taiwan afirmou nesta quarta-feira (3) que não tem registro de brasileiros mortos ou feridos no terremoto de magnitude 7,4 que deixou nove mortos e mais de 946 feridos na ilha, na manhã desta quarta-feira (3), pelo horário local.
Em entrevista à GloboNews, o diretor do Escritório de Representação do Brasil em Taipei, Miguel Magalhães, falou sobre a situação de cidadãos brasileiros na ilha atingidos pelo tremor. Segundo ele, há mais de 7 mil brasileiros vivendo no território.

"São cerca de 7,5 mil brasileiro em Taiwan e, felizmente, não há registro de vitimas nesse terremoto, o que nos deixa muito contentes", diz Miguel Magalhães.
Segundo Magalhães, brasileiros que vive em Taiwan se comunicam por um grupo de WhasApp com a Representação brasileira. "“Nós temos contato com a comunidade brasileira por diversos meios. Temos grupos de WhatsApp e temos um conselho de cidadãos brasileiros que se reúne periodicamente e que nos mantém informados sobre o que está acontecendo na comunidade”.
Magalhães explica que o país faz parte de uma zona sísmica muito ativa, com milhares de tremores todos os anos, a maioria imperceptível
“O país, como outros que têm problemas dessa natureza, enfrentam dificuldades. Basicamente, a cada mês, a cada semestre, nós temos um exercício com o público. É um exercício da ilha inteira. As pessoas procuram abrigo, procuram manter-se informadas, e isso é feito regularmente nas escolas e no público em geral. Uma vez por ano, Taipei para, Taiwan para por causa desse exercício”, conta.
O brasileiro conta que esse é o terremoto mais forte que ele já presenciou. "É um dia complicado. O terremoto foi muito violento. Já passei por vários terremotos nessa carreira de diplomata, mas igual a esse eu nunca tinha visto. É de meter medo, realmente".
O que se sabe até agora:
Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um tremor de magnitude 7,7 foi registrado na costa leste de Taiwan.
Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.
As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto.
Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.
Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Um vídeo mostra passageiros assustados dentro de um vagão do metrô.
Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para ilhas do Japão e das Filipinas e cancelados cerca de três horas depois.
O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
Inicialmente, a Agência Meteorológica do Japão havia registrado uma magnitude de 7,7 no tremor de Taiwan, mas, depois, revisou os dados e diminuiu a magnitude para 7,5. Já a Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora terremotos pelo mundo, afirmou que a magnitude do tremor foi de 7,4.
Mapa mostra epicentro do terremoto que atingiu Taiwan e o leste da Ásia
Editoria de Arte/g1
LEIA MAIS:

ÁREA MONTANHOSA E ESTRADAS INOPERANTES: Como as equipes de resgate tentam socorrer vítimas e desaparecidos
VÍDEO: Vagão de metrô balança durante terremoto em Taiwan
'ME DEIXOU COM O CORPO TREMENDO': Brasileiro em Taiwan relata como foi o tremor




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login