Seja bem vindo
Três Lagoas,23/04/2024

  • A +
  • A -

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia




Logo Agência Brasil

O presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou a forma como o Brasil atuou, no sentido de desmontar o movimento antidemocrático que culminou na tentativa frustrada de golpe no 8 de janeiro de 2023.

Em evento no Palácio do Planalto, Macron destacou que os dois países têm valores bastante comuns com relação à democracia, e compartilham de confiança mútua em suas respectivas áreas econômicas.




Notícias relacionadas:


“Estamos em um combate internacional imbuídos dos valores em comuns”, disse Macron após os dois presidentes assinarem uma série de acordos, neste último dia de visitas do presidente francês ao Brasil.

Segundo ele, os dois países estão escrevendo uma nova página de parceria estratégica. “Com os textos e as fortes decisões que tomamos, intensificamos intercâmbio e aumentamos a luta contra todos tipos de crimes que afetam brasileiros e franceses”, acrescentou.



O presidente francês elogiou a forma como o Brasil tem atuado para manter e revigorar a democracia. “Ninguém está a salvo de forças de sistemas que venham a estremecer a democracia. A força democrática do Brasil venceu e retomou todos equilíbrios. Quero agradecer pelo combate e resistência, bem como pela forma como restaurou a democracia no Brasil”.



Macron reiterou que seu país “ama e acredita no Brasil”, e que há muito a ser comemorado no ano que vem, quando os dois países completam dois séculos de relações. O presidente francês lembrou que seu país não é apenas o terceiro maior investidor no Brasil, mas o primeiro em termos de geração de empregos no Brasil.



“A confiança em nossas economias e democracia nos une”, acrescentou ao elogiar os modelos econômicos brasileiros voltados ao combate à inflação e à reposição de energia sustentável. “Temos todas as razões para acreditar que isso continuará”, complementou.



Atos bilaterais 



Por ocasião da visita, Lula e Macron assinaram 21 atos bilaterais, incluindo um Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França e um acordo de cooperação jurídica internacional. Também foi assinada uma declaração de intenções pela retomada do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica, envolvendo pesquisas científicas e inovação, e declarações de cooperação contra o garimpo ilegal e sobre a Cooperação entre o Parque Amazônico da Guiana e o Parque das Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, fronteira com o país vizinho, a Guiana Francesa, que é território do país europeu.



*Texto ampliado às 19h40





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login