Seja bem vindo
Três Lagoas,25/04/2024

  • A +
  • A -

'Bromance' de Lula e Macron gera repercussão na imprensa francesa

Fonte: g1.globo.com
'Bromance' de Lula e Macron gera repercussão na imprensa francesa



Jornais do país europeu destacaram 'gestos calorosos' e 'bela cumplicidade' no encontro dos presidentes do Brasil e da França em Belém, no Pará, e traçaram paralelo com políticas comuns e reaproximação dos dois países. Lula e Macron no Pará
Ricardo Stuckert
O clima amigável e as imagens descontraídas de Lula e o presidente francês, Emmanuel Macron, na Amazônia na terça-feira (26) renderam memes nas redes sociais do Brasil, mas também chamaram a atenção da imprensa francesa.
Jornais do país europeu destacaram nesta quarta-feira (27) como o "bromance" -- termo que contrai as palavras romance e "brothers" (irmãos, ou amigos, em inglês) -- entre os dois reflete a parceria no campo político e, principalmente, ambiental.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Na terça, em declaração conjunta após o encontro em Belém, no Pará, os dois líderes anunciaram um programa que pretende investir 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,4 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.
Veja abaixo o que disseram meios franceses:
Reportagem do jornal "Le Parisien" sobre a visita de Macron ao Brasil, em 27 de março de 2024.
Reprodução/ Le Parisien
Em reportagem intitulada "Bromance franco-brasileiro", o jornal "Le Parisien" destaca o bom momento e do reencontro entre os governos dos dois países "tendo como pano de fundo imagens espetaculares de floresta primária e povos indígenas".
No entanto, o jornal pondera, na reportagem, como os dois têm se apresentado "como líderes na biodiversidade e na transição energética" embora "Macron tenha um histórico contestado nesta área", em referência à resistência do presidente francês em manter usinas nucleares na França. E afirma que "o (presidente) brasileiro está longe de ter detido o desmatamento do pulmão verde do planeta".
'ENSAIO DE PRÉ-CASAMENTO': fotos de Lula com Macron rendem memes e piadas nas redes sociais
Jornal francês "Le Monde" destaca melhora nas relações entre Brasil e França, durante visita de Macron ao Brasil, em 27 de março de 2024.
Reprodução/ Le Monde
O jornal francês "Le Monde" relatou que o encontro aconteceu "diante de um suposto 'bromance' entre os dois". E, para ilustrar a "melhora nas relações entre Brasil e França", destacou como, "mesmo aos 78 anos, Lula viajou 1.600 quilômetros para dar pessoalmente as boas-vindas a seu convidado", em referência ao encontro do brasileiro com Macron na terça-feira em Belém.
A publicação afirma que o objetivo do líder francês com a viagem é "ganhar terreno na América Latina, mas também mostrar sua proximidade com Lula". A reportagem lembrou que os dois "sempre sentam um ao lado do outro" e trocam "abraços calorosos" quando se encontram.
Reportagem do jornal francês "Le Figaro", em 27 de março de 2024.
Reprodução/ Le Figaro
Já o "Le Figaro" disse que Lula e Macron "multiplicaram os momentos de cumplicidade".
"Entre as discussões sobre Amazônia, submarinos e economia, os dois homens mostraram sua proximidade: ambos em mangas de camisa, multiplicaram sorrisos e gestos calorosos", escreveu a publicação.
'Bela cumplicidade'
Versão francesa do site Huffington Post falar do "bromance" entre Lula e Macron, em 27 de março de 2024.
Reprodução/ Huffington Post
"A amizade franco-brasileira vai muito bem, obrigado. Os presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva demonstraram bem isso, no meio da floresta amazônica", escreveu a versão francesa do site Huffington Post. "
O jornal disse que ainda Lula e Macron "demonstraram um grande vínculo. Ambos em camisa com mangas dobradas, multiplicaram sorrisos e gestos calorosos diante da imprensa, regularmente de mãos dadas".
A agência de notícias francesa AFP frisou que ambos os mandatários "aparecem de mãos dadas enquanto atravessam um rio, sorridentes e olhando para o horizonte" em foto divulgada nas redes sociais do presidente brasileiro.
A AFP também destacou que a vista de Macron, a primeira viagem oficial em 11 anos de um presidente francês ao Brasil, "relançou as relações bilaterais depois dos anos de tensão entre os governos de Macron e do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro".




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login