Seja bem vindo
Três Lagoas,23/04/2024

  • A +
  • A -

VÍDEO: Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA; equipes procuram pelo menos 6 pessoas na água

Fonte: g1.globo.com
VÍDEO: Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA; equipes procuram pelo menos 6 pessoas na água



Duas pessoas foram resgatadas, uma delas em estado grave. Diversos carros caíram com o colapso da estrutura. Mergulhadores lutam contra o tempo e enfrentam temperatura de 9ºC dentro da água, que pode levar à morte por hipotermia. Incidente aconteceu em Baltimore, no estado de Maryland. Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA
Uma ponte desmoronou depois de ser atingida por um navio cargueiro na cidade de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos. O acidente aconteceu durante a madrugada desta terça-feira (26) e foi flagrado por uma câmera de monitoramento. Assista acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo o chefe do corpo de bombeiros local, James Wallace, duas pessoas foram retiradas da água com vida, sendo que uma delas se encontra em estado grave.
Os bombeiros informaram que mergulhadores estão fazendo buscas por pelo menos seis pessoas ainda no rio. Informações iniciais davam conta de até 20 desaparecidos, mas segundo os bombeiros, ainda não se sabe o número exato de pessoas que estão na água.
"Ainda estamos em uma situação de busca e resgate no momento, e seguiremos nela por algum tempo", disse Wallace. "É uma emergência terrível”, afirmou o diretor de comunicação do Corpo de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, à AP.
As autoridades afirmaram que um número incerto de veículos trafegava pela ponte Francis Scott Key no momento do incidente. Pelo menos um deles seria uma carreta de grande porte. Trabalhadores também faziam serviços de mantenção na estrutura durante a madrugada quando houve a colisão.
Equipes de resgate correm contra o tempo. A temperatura em Baltimore nesta madrugada estava de cerca de -1ºC, de acordo com a rede americana CNN. A temperatura da água é de cerca de 9ºC -- capaz de provocar morte por hipotermia, a depender do tempo de exposição do indivíduo. O canal tem uma profundidade de até 15 metros e fortes correntes.
Bombeiros também usam drones com câmeras infravermelhas e sonares nas buscas.
VEJA TAMBÉM
MUNDO: A 'infância perfeita' do filho de um dos criminosos mais procurados do planeta
SAÚDE: Agressividade no trânsito tem a ver com quanto o motorista consegue lidar com as próprias frustrações
PARANÁ: Homem é preso após cortar corda que segurava trabalhador que limpava fachada de prédio
GOIÁS: Professora denuncia ter sido demitida de escola após alunos vazarem nudes do celular dela
Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura
Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters
Porta-contêiner
O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka.
O cargueiro, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.
O navio era operado pela empresa Synergy e estava a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, de acordo com a CNN. Segundo a operadora, nenhum membro da tripulação ficou ferido na colisão.
Tráfego naval suspenso
Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key -- uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.
Destroços da ponte Fancis Scott Key caem sobre a proa do porta-contêiner Dali após a colisão do navio contra a estrutura em Baltimore, nos EUA
Julia Nikhinson/Reuters
O tráfego naval no porto de Baltimore também foi suspenso e não tem previsão para ser retomado. A agência que controla a aviação nos EUA também restringiu o espaço aéreo e pediu para que drones particulares não sobrevoem a região.
O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, disse que está em contato com o governador e com o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.
Segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, não há indicativo de ato terrorista no incidente, nem de que ele teria sido intencional. De acordo com a rede de TV ABC News, o navio perdeu propulsão enquanto manobrava para sair do porto.
Mapa mostra a localização da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Editoria de arte/g1
Ponte Francis Scott Key
Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase 3 quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas. A estrutura também contava com uma ponte elevadiça que dava acesso ao porto de Baltimore.
A ponte foi batizada com o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
Imagem de arquivo mostra navio cargueiro passando por baixo da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Brendan Smialowski / AFP
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login