Seja bem vindo
Três Lagoas,26/04/2024

  • A +
  • A -

EUA dizem que Estado Islâmico é 'único responsável' por ataque em Moscou, e que Ucrânia não tem envolvimento

Fonte: g1.globo.com
EUA dizem que Estado Islâmico é 'único responsável' por ataque em Moscou, e que Ucrânia não tem envolvimento



Presidente russo Vladimir Putin disse que autores do tiroteio pretendiam chegar à Ucrânia de carro, e que 'inimigos não irão nos dividir'. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o russo busca maneiras de desviar a culpa pelo atentado terrorista. VÍDEO: Atiradores abrem fogo em casa de shows de Moscou
A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adrienne Watson, disse neste sábado (23) que o Estado Islâmico é o único responsável pelo ataque terrorista em Moscou na sexta-feira, e que a Ucrânia não teve qualquer envolvimento.
"No início de março, o Governo dos EUA partilhou informações com a Rússia sobre o planejamento de um ataque terrorista em Moscou. Também emitimos um aviso público aos americanos na Rússia em 7 de março. O Estado Islâmico é o único responsável por este ataque. Não houve qualquer envolvimento ucraniano", disse Watson.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Neste sábado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento ao país sobre o atentado terrorista reivindicado pelo Estado Islâmico que deixou mais de cem mortos em uma casa de shows.
No pronunciamento, o primeiro de Putin depois do ataque, o líder russo afirmou que todos os terroristas que participaram do ataque foram detidos. Putin disse que o grupo tentava fugir para a Ucrânia quando foi capturado.
Sem fazer referência a qualquer grupo ou governo, ele disse ainda que "nossos inimigos não irão nos dividir". O presidente russo chamou o atentado de "ato terrorista selvagem" e também afirmou que a segurança foi reforçada em todo o país, tanto nas principais cidades quanto nas áreas de fronteira.
HÁ DUAS SEMANAS: EUA alertaram Rússia sobre risco de ataque extremista em Moscou
POR QUE A RÚSSIA? Entenda a relação entre o Estado Islâmico e o governo russo
Em resposta à menção à Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky disse neste sábado (23) que Putin busca maneiras de desviar a culpa pelo massacre em Moscou.
Ele disse que era "absolutamente previsível" que Putin tivesse permanecido em silêncio por 24 horas antes de vincular o tiroteio à Ucrânia e que as centenas de milhares de "terroristas" que Putin enviou para lutar e serem mortos na guerra na Ucrânia "definitivamente seriam suficientes" para deter os terroristas em casa.
O atentado, reivindicado por um braço do grupo terrorista Estado Islâmico, aconteceu na casa de shows Crocus City Hall, na noite de sexta-feira (22), e é o pior dos últimos 20 anos na Rússia. Segundo autoridades russas, ao menos cinco homens armados invadiram o local enquanto a banda Picnic se preparava para se apresentar.
De acordo com o Kremlin, o chefe do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em inglês) informou ao presidente Vladimir Putin que quatro terroristas foram detidos -- os outros sete haviam participado no planejamento do ataque.
O FSB informou que os suspeitos estavam indo em direção à fronteira com a Ucrânia e que tinham contatos no país vizinho.
Na manhã deste sábado, os agentes ainda estavam buscando por cúmplices, ainda de acordo com o Kremlin, que prometeu caçar todos os envolvidos no atentado.
Perseguição
O parlamentar russo Alexander Khinshtein, aliado de Putin, afirmou que os responsáveis pelo ataque foram detidos após uma perseguição na região de Bryansk, a cerca de 350 km de onde o atentado aconteceu.
Khinshtein disse que a perseguição começou após o motorista de um carro se recusar a obedecer a uma ordem de parada.
"Durante a perseguição, foram disparados tiros, e o carro capotou. Um terrorista foi detido no local, os demais fugiram para a floresta. Como resultado da busca, um segundo suspeito foi encontrado e detido", disse.
Segundo Khinshtein, buscas continuaram sendo feitas para localizar outros dois suspeitos que escaparam. Dentro do veículo onde estavam os suspeitos, as autoridades disseram ter encontrado armas e passaportes do Tadjiquistão.
Esse foi o pior atentado na Rússia desde a invasão de uma escola em 2004 em Beslan. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em seu canal no Telegram.
Estado Islâmico K: o grupo extremista que reivindica o atentado em casa de shows em Moscou
Tiros e coquetel molotov
Homens armados matam ao menos 40 pessoas em casa de shows em Moscou
Um vídeo mostra homens atirando, além de gritos e pessoas assustadas. A casa de shows tem capacidade para 6.000 pessoas. Assista acima.
O ataque começou no saguão da sala de shows. Em seguida, os homens entraram no auditório e abriram fogo contra as pessoas que aguardavam para assistir ao show.
Uma pessoa que estava no local afirmou que os homens entraram atirando e, em um momento, jogaram um coquetel molotov no local.
Quando a testemunha tentou fugir, descobriu que uma das saídas estava trancada. Ela atravessou o salão para tentar fugir de outro ponto de saída, mas também não conseguiu. Então, se refugiou no subsolo da casa de shows até que agentes dos serviços de emergência chegaram.
Foram ouvidas duas explosões no local, que pegou fogo. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas, mas, segundo a agência de notícias Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento.
Ataque em casa de concertos em Moscou
Maxim Shemetov/Reuters
Putin foi informado
Rússia tem longo histórico de ataques terroristas
O governo da Rússia disse o presidente Vladimir Putin foi informado do ataque logo nos primeiros minutos e que tem sido constantemente atualizado dos fatos.
"O presidente recebe constantemente informações sobre o que está acontecendo e sobre as medidas sendo tomadas por todos os serviços relevantes. O chefe de Estado deu todas as instruções necessárias", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Um aliado do presidente, Dmitry Medvedev, disse que tanto os atiradores como as pessoas por trás do atentado serão perseguidos e mortos.
"Todos eles devem ser encontrados e destruídos sem pena, como terroristas. Morte por morte", afirmou em seu canal no Telegram.
A Rússia intensificou a segurança em aeroportos e estações em toda a capital, uma vasta região urbana que abriga 21 milhões de pessoas. Todos os eventos públicos de larga escala foram cancelados no país.
Localização do Crocus City Hall, em Krasnogorsk, na Rússia
Kayan Albertin/g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login