Seja bem vindo
Três Lagoas,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin em seu quinto mandato?

Fonte: g1.globo.com
O que esperar do triunfo eleitoral de Putin em seu quinto mandato?



Presidente russo usará reeleição com supostos 87,2% dos votos como demonstração da unidade nacional para prolongar guerra e solidificar o poder sem opositores. Putin é reeleito em votação marcada por protestos
O presidente da Rússia usará os números de sua vitória eleitoral como prova da unidade do país para prolongar, em seu quinto mandato, a guerra que executa há dois anos na Ucrânia e assegurar mais repressão sobre a dissidência.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O sistema eleitoral suspeito e fraudulento é aferido como incontestável para Vladimir Putin e lhe assegurou 87,2% dos votos — mais do que o Kremlin previra.
A consolidação do poder seguirá plenamente pelo menos até 2030, apesar dos protestos registrados nas grandes cidades russas durante a votação. Putin tem no bolso uma carta branca para implementar medidas impopulares no período pós-eleitoral.
Especula-se que ele ordenará uma segunda grande mobilização militar para a sua operação especial na Ucrânia, que até hoje não assumiu na Rússia a conotação semântica de uma guerra.
Embora os erros de Putin tenham imprimido severas derrotas à Rússia no país vizinho, a economia resistiu às sanções ocidentais. A indústria de armamento trabalha noite e dia e fez o PIB russo aumentar 3,6% em 2023.
LEIA MAIS:
Para EUA, eleição na Rússia não foi livre; veja reação de outros países
'Destino da Rússia depende das eleições nos EUA', diz pesquisador
Vladimir Putin, o líder da Rússia mais longevo desde Stalin que desafia o Ocidente
Os laços com países como China, Índia, Irã, Coreia do Norte e países do Sul Global se fortaleceram e redirecionaram as pressões exercidas pelas sanções ocidentais. Esse apoio foi sacramentado nas mensagens de felicitações que recebeu de líderes desse bloco, enquanto os do Ocidente contestavam a vitória, reafirmando a fraude e a ausência de observadores internacionais.
Putin tira proveito da reticência dos republicanos do Congresso americano em apoiar o pacote da Casa Branca destinado à Ucrânia e saboreia o esvaziamento do suporte europeu ao país. O quinto mandato será um teste de resistência para os aliados da Otan.
Enquanto os russos votavam, as tropas avançavam contra o Exército ucraniano, que amarga falta de munições e de pessoal. O fracasso da contraofensiva anunciada pelo presidente Volodymyr Zelensky impulsionou a estratégia eleitoral do Kremlin.
“A iniciativa pertence inteiramente às forças armadas russas. Em algumas áreas, nossos homens estão apenas arrasando eles, o inimigo”, celebrou o presidente no discurso de vitória.
Pela primeira vez, ele citou o opositor mais ferrenho, Alexei Navalny, que morreu em circunstâncias misteriosas numa colônia penal no Ártico, para dizer que o teria trocado por presos russos em países ocidentais se o pior não tivesse acontecido. “Sim, o senhor Navalny faleceu. Este é sempre um acontecimento triste.”
A presença de Navalny se fez lembrar em longas filas formadas ao meio-dia de domingo em sessões de votação, num protesto idealizado anteriormente pelo dissidente contra o presidente.
Putin se reelege sem opositores, sem liberdade e sem escolha, conforme ressaltou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. O triunfo eleitoral reforçará a retórica bélica do presidente russo e enviará a mensagem de seu contundente controle sobre a política russa.
Policiais detêm um homem durante uma reunião em memória de Alexei Navalny perto do monumento Muro da Dor às vítimas da repressão política em Moscou,
Reuters




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login