Seja bem vindo
Três Lagoas,24/04/2024

  • A +
  • A -

'Arroz de carne': cientistas da Coreia do Sul desenvolvem células de carne em grãos de arroz

Fonte: g1.globo.com
'Arroz de carne': cientistas da Coreia do Sul desenvolvem células de carne em grãos de arroz



Pesquisadores acreditam que o arroz bovino poderá servir como fonte sustentável de proteína, especialmente em ambientes onde a pecuária tradicional é impraticável. Cientistas da Coreia do Sul conseguiram desenvolver células de carne em grãos de arroz
Pesquisadores sul-coreanos conseguiram cultivar células bovinas em grãos de arroz. O feito é um grande passo para alcançar uma fonte de proteína sustentável, acessível e ecologicamente correta que poderia potencialmente substituir a criação de gado por carne.
O professor Jinkee Hong, da Universidade Yonsei, em Seul, que liderou o trabalho publicado na revista Matter este mês, disse que o “arroz bovino” é o primeiro de seu tipo a usar partículas de grãos como base para o cultivo de músculos animais e células de gordura.
Os grãos de arroz tratados com enzimas para criar um ambiente ideal para o crescimento celular são infundidos com células bovinas que são cultivadas para obter o produto híbrido final que mantém a forma do grão de arroz, mas apresenta uma cor rosada.
A equipe Yonsei não é a primeira a tentar trazer para a mesa produtos derivados da carne cultivados em laboratório. Empresas em todo o mundo já lançaram carne cultivada. Frango e enguia à base de plantas cultivados a partir de soja já estão à venda em Cingapura.
Mas a equipe de Hong disse que o arroz representa uma base excepcionalmente segura para o cultivo de células animais em relação à soja ou nozes, devido a uma incidência muito menor de alergia.
“Se for desenvolvido com sucesso em produtos alimentares, o arroz bovino cultivado poderá servir como uma fonte sustentável de proteína, especialmente em ambientes onde a pecuária tradicional é impraticável”, disse ele.
O arroz bovino híbrido contém aproximadamente 8% mais proteína e 7% mais gordura do que o arroz convencional. Hong observou que a proteína em particular é 18% de origem animal, o que significa que é uma fonte rica em aminoácidos essenciais.
Custando aproximadamente US$ 2 por quilo e com uma pegada de carbono muito menor, o arroz bovino cultivado é uma opção atraente que pode potencialmente competir com os produtos tradicionais de carne bovina, disse Hong.
Arroz de carne desenvolvido por cientistas da Coreia do Sul
Reuters
O professor disse que os desafios permanecem não apenas do ponto de vista técnico, mas também para conquistar clientes com o sabor e a textura certos.
Keum Dong-kyu, gerente da Mongbeulli, que recentemente provou carne de arroz em uma churrascaria coreana em Seul, disse que a ideia é claramente inovadora. “Mas, honestamente, não acho que possa replicar a suculência ou a textura da carne bovina real”.
Christian Krammel, da Alemanha, foi mais positivo. “Agora ainda não se compara à carne bovina, mas como vejo que a pesquisa está em estágio inicial, eu diria que é um ótimo caminho a seguir”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login