Seja bem vindo
Três Lagoas,26/04/2024

  • A +
  • A -

Biden diz fazer confusão com datas em depoimento sobre papéis confidenciais encontrados em sua garagem

Fonte: g1.globo.com
Biden diz fazer confusão com datas em depoimento sobre papéis confidenciais encontrados em sua garagem

Em depoimento do presidente dos EUA no caso, ao que a agência de notícias Associated Press teve acesso na íntegra, Biden disse que "às vezes ficava confuso sobre datas". O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que "às vezes fica confuso com datas" durante depoimento que deu a promotores dos EUA como parte da investigação sobre documentos secretos do governo encontrados em sua casa.
A íntegra do depoimento foi obtida pela agência de notícias Associated Press e revelada nesta terça-feira (12).
Ao longo de cinco horas de depoimentos, o presidente Joe Biden disse repetidamente a um conselheiro especial que nunca pretendeu reter informações confidenciais depois de deixar a vice-presidência, mas às vezes ficava confuso sobre as datas e disse que não estava familiarizado com a documentação de alguns dos documentos sensíveis que ele manipulou.
A Associated Press obteve uma transcrição das entrevistas de Biden, que foram entregues ao Congresso pelo Departamento de Justiça na terça-feira, poucas horas antes de o conselheiro especial, Robert Hur, comparecer ao Comitê Judiciário da Câmara para enfrentar questões sobre sua investigação do Partido Democrata. Presidente.
Hur, em seu relatório, concluiu que Biden não deveria enfrentar acusações criminais pelo uso indevido de documentos, mas também impugnou a idade e a competência do presidente. O procurador especial, por sua vez, manteve a sua avaliação da memória do presidente como “precisa e justa”, num depoimento preparado para ser entregue ao Congresso.
Em comentários preparados, Hur disse: “O que escrevi é o que acredito que as evidências mostram e o que espero que os jurados percebam e acreditem. Eu não higienizei minha explicação. Nem menosprezei o presidente injustamente.”
Embora Biden tenha se atrapalhado com alguns detalhes em sua entrevista, a transcrição completa pode levantar questões sobre a descrição que Hur faz do presidente de 81 anos como tendo “limitações significativas” em sua memória.
Ele mostra um quadro mais texturizado de suas discussões com os promotores, preenchendo algumas das lacunas deixadas pela contabilidade das trocas feita por Hur.
Ao mesmo tempo, deixa claro que o advogado republicano nunca perguntou a Biden sobre o momento da morte do seu filho, contradizendo as indignadas objecções públicas do presidente a essa suposta linha de questionamento.
Tanto a audiência quanto a transcrição tinham como objetivo esclarecer dúvidas remanescentes sobre o relatório de Hur sobre a descoberta de alguns registros confidenciais na casa de Biden e no antigo escritório particular de Washington. Mas não havia garantia de que alterariam noções preconcebidas sobre o presidente ou sobre o nomeado por Trump que o investigou, especialmente num ano eleitoral difícil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login