Seja bem vindo
Três Lagoas,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Navalny esteve perto de ser libertado em troca de prisioneiro russo que estava na Alemanha, diz aliada

Fonte: g1.globo.com
Navalny esteve perto de ser libertado em troca de prisioneiro russo que estava na Alemanha, diz aliada



Maria Pevchikh afirmou no YouTube que Navalny e dois cidadãos norte-americanos estavam na fila para serem trocados por Vadim Krasikov, um assassino do serviço de segurança russo (FSB) que cumpre pena de prisão perpétua na Alemanha. Foto de arquivo mostra Alexei Navalny durante protestos em 29 de fevereiro de 2020
Pavel Golovkin/AP
Alexei Navalny, que morreu em 16 de fevereiro, estava perto de ser libertado em uma operação de troca de prisioneiros, disse Maria Pevchikh, uma aliada do opositor russo, nesta segunda-feira (26).
Em um vídeo publicado no YouTube, Maria – que alega que as autoridades russas assassinaram Navalny, algo que o país nega – disse que Navalny e dois cidadãos norte-americanos estavam na fila para serem trocados por Vadim Krasikov, um assassino do serviço de segurança russo (FSB) que cumpre pena de prisão perpétua na Alemanha.
O presidente da Rússia Vladimir Putin já disse estar aberto em trocar Krasikov pelo jornalista norte-americano preso na Rússia Evan Gershkovich. O prisioneiro russo ficou conhecido por assassinar o oficial Zelimkhan Khangoshvili — à época, o assassinato desencadeou uma grande disputa diplomática entre a Rússia e a Alemanha.
O governo da Alemanha e da Rússia não se posicionaram sobre a troca de prisioneiros anunciada por Maria até a publicação desta matéria.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Quem foi Alexei Navalny, principal opositor de Putin que morreu na prisão
Navalny morreu repentinamente aos 47 anos em uma colônia penal do Ártico na semana passada. Assessores e família afirmaram que o governo russo o assassinou. O Kremlin afirma não ter nada a ver com a morte.
Segundo a porta-voz do opositor russo, Kira Yarmysh, o corpo de Alexei Navalny estava escondido para os russos conseguirem sumir com vestígios de um possível assassinato. A família do opositor russo só pode enterrá-lo uma semana depois do anúncio da morte.
Não há confirmações de que o opositor russo foi assassinado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login