Seja bem vindo
Três Lagoas,16/04/2024

  • A +
  • A -

Após morte de Navalny, EUA anunciam sanções econômicas à Rússia; medida atinge vice-diretor de presídio onde opositor russo estava quando morreu

Fonte: g1.globo.com
Após morte de Navalny, EUA anunciam sanções econômicas à Rússia; medida atinge vice-diretor de presídio onde opositor russo estava quando morreu

Guerra contra a Ucrânia também foi citada pelo governo americano. As sanções miram o setor financeiro e o complexo militar e industrial russo, com mais de 500 empresas e pessoas. Segundo o jornal americano "The New York Times", duas das maiores empresas russas em termos de lucro estão na lista. EUA anunciam novas sanções contra a Rússia
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (23) um pacote de sanções econômicas à Rússia. Segundo o jornal americano "The New York Times", duas das maiores empresas russas em termos de lucro estão na lista.
Valery Boyarinev, vice-diretor do serviço penitenciário que administra a remota prisão do Ártico onde Navalny morreu, também está entre as pessoas impactadas pela sanção.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O pacote tem o objetivo de "responsabilizar a Rússia" pela morte de Alexei Navalny, líder da oposição ao governo de Vladimir Putin. Navalny morreu em 16 de fevereiro em uma prisão da Sibéria —assessores e a família dizem que ele foi assassinado pelo governo russo, que nega.
A medida também é uma retaliação à Rússia pela invasão à Ucrânia, em 2022, segundo o Departamento do Tesouro americano. O conflito faz dois anos neste sábado (24).
"As sanções garantirão que Putin pague um preço ainda mais alto por sua agressão no exterior e repressão interna", disse o presidente Joe Biden.
Sanções econômicas são medidas usadas por países contra outras nações, regimes políticos ou empresas. Na prática, variam de embargos até a proibição de transações comerciais.
O pacote de sanções anunciado mira o setor financeiro e o complexo militar-industrial russo, com mais de 500 empresas e pessoas ligadas ao país. As punições abrangem o sistema de pagamento estatal russo, instituições financeiras do país, a base industrial militar russa e fontes de energia renováveis do país.
Esposa de Navalny promete continuar trabalho de Alexei Navalny contra o governo russo
Segundo ordem executiva do governo americano, as sanções econômicas incluem o bloqueio de todos os bens das empresas e pessoas na lista que estejam nos Estados Unidos, além de proibir a abertura e dificultar a manutenção de contas no país.
Foram atingidas pelas medidas duas das maiores empresas russas em termos de receita, a SUEK e a Mechel, segundo o jornal americano "The New York Times". A SUEK atende o exército russo por meio de suas operações de transporte e logística, enquanto a Mechel é uma grande produtora de aços especiais.
As medidas também miram o setor financeiro da Rússia, com sanções à empresa de capital aberto National Payment Card System, que opera o sistema de pagamento nacional russo, o Mir. Esse método de pagamento passou a ser o mais utilizado na Rússia desde o início da guerra contra a Ucrânia porque permitia ao país continuar as atividades econômicas mesmo com sanções anteriores do Ocidente.
O pacote de sanções anunciado pelos EUA nesta sexta é uma parceria do governo norte-americano com a União Europeia e a Grã-Bretanha e é o maior desde o início da guerra na Ucrânia.
Os Estados Unidos também sancionaram entidades sediadas na China, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Cazaquistão e Liechtenstein por estarem ligadas ao fornecimento de insumos para o exército russo.
Rússia considera sanções 'ilegais'
Em comunicado divulgado pela agência de notícias russa Tass, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que o governo considera o pacote de sanções ilegal, por violar prerrogativas do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), mas sem especificar quais.
"A União Europeia continua suas tentativas infrutíferas de pressionar a Rússia por meio de medidas restritivas unilaterais. Consideramos tais ações ilegais, minando as prerrogativas legais internacionais do Conselho de Segurança da ONU. Confirmamos que quaisquer ações hostis adotadas pelo Ocidente continuarão a receber uma resposta oportuna e adequada", disse Lavrov.
Como resposta, o governo russo expandiu a lista de pessoas proibidas de entrar no país, incluindo representantes do Conselho da Europa, e membros de assembleias legislativas dos países da União Europeia, da Assembleia Parlamentar da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, mas não especificou quem são.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login