Seja bem vindo
Três Lagoas,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Suprema Corte da Colômbia é cercada por manifestantes durante escolha de novo procurador, e juízes saem escoltados

Fonte: g1.globo.com
Suprema Corte da Colômbia é cercada por manifestantes durante escolha de novo procurador, e juízes saem escoltados

Polícia foi acionada, e houve confronto com manifestantes em Bogotá, nesta quinta-feira (8). Presidente quer que Corte escolha procurador-geral com base em lista proposta por ele. Suprema Corte da Colômbia é cercada por manifestantes durante escolha de novo procurador
A Suprema Corte da Colômbia foi cercada por manifestantes durante uma votação para a escolha do novo procurador-geral do país, nesta quinta-feira (8). Diante do bloqueio, a polícia precisou entrar em ação, e os juízes deixaram o prédio em veículos escoltados.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os manifestantes atenderam a um chamado do presidente Gustavo Petro para exigir que a Corte escolha o novo procurador-geral com base em uma lista proposta pelo mandatário.
Sindicalistas, estudantes e indígenas estavam entre os participantes do protesto, em Bogotá. Os manifestantes cercaram a Corte e bloquearam o acesso ao prédio onde os juízes estavam.
A polícia foi acionada e dispersou a multidão com gás lacrimogêneo. Alguns manifestantes revidaram atirando pedras contra as forças de segurança. Ainda assim, a polícia conseguiu retomar o controle da área.
Dentro do Corte, os juízes não entraram em um consenso para eleger o sucessor do atual procurador, Francisco Barbosa, a quem Petro acusa de tentar derrubá-lo.
Em um comunicado, a Suprema Corte afirmou ser "inaceitável" que juízes fiquem sitiados e disse que as manifestações afetaram "gravemente o direito à liberdade de locomoção".
Além disso, os juízes afirmaram que os protestos colocaram "em grave risco a vida e integridade física de magistrados, funcionários, jornalistas e demais ocupantes" do Palácio da Justiça.
Por sua vez, Petro afirmou que "a Suprema Corte tem o direito e o dever de escolher livremente o procurador, e a cidadania tem o direito de se manifestar".
"Não é certo dizer que a mobilização de hoje foi ordenada por mim, nem que é um instrumento de pressão contra a Corte, à qual dei todo o meu respaldo e garantia. Se os grupos interessados decidirem desesperadamente pela ruptura institucional, haverá uma resposta popular contundente e sem violência", escreveu Petro em uma rede social.
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login