Seja bem vindo
Três Lagoas,20/04/2024

  • A +
  • A -

Irã executa quatro pessoas condenadas por espionagem a favor de Israel

Fonte: g1.globo.com
Irã executa quatro pessoas condenadas por espionagem a favor de Israel



Segundo a condenação, o grupo teria cometido 'importantes ações contra a segurança do país sob direção da Mossad [a agência de inteligência israelense]'. Bandeira do Irã é vista em frente ao prédio do Ministério de Relações Exteriores em Teerã em novembro de 2009
Morteza Nikoubazl/Reueters
O Irã executou por enforcamento, nesta sexta-feira (29), quatro pessoas —três homens e uma mulher— condenadas à morte por espionagem a favor de Israel, informou a agência de notícias do Judiciário iraniano.
Vafa Hanareh, Aram Omari, Rahman Parhazo e Nasim Namazi foram condenados à morte por "guerra contra Deus" e "corrupção na Terra", por sua "colaboração com o regime sionista".
LEIA TAMBÉM: Crise se espalha pelo Oriente Médio: entenda como os conflitos estão ligados entre si
As execuções aconteceram na província da região noroeste do Irã, no oeste do Azerbaijão.
O grupo teria cometido "importantes ações contra a segurança do país sob direção da Mossad [a agência de inteligência israelense]".
O Irã não reconhece Israel e ambos os países lutam uma guerra silenciosa há anos, agravada pelo atual conflito entre o movimento palestino Hamas e Israel na Faixa de Gaza.
Em 16 de dezembro de 2023, um homem, também condenado à morte por trabalhar para o Mossad, foi executado na província de Sistão-Baluchistão, no sudeste do Irã.
Segundo grupos de direitos humanos como a Anistia Internacional, a República Islâmica executa mais pessoas todos os anos do que qualquer outro país, com excção da China.
Em outubro de 2023, o Irã executou mais de 600 pessoas, o número mais elevado em oito anos, segundo um cálculo do grupo de direitos humanos Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login