Seja bem vindo
Três Lagoas,19/04/2024

  • A +
  • A -

Agência de ajuda da ONU investiga funcionários suspeitos de participação em ataques contra Israel

Fonte: g1.globo.com
Agência de ajuda da ONU investiga funcionários suspeitos de participação em ataques contra Israel



Devido ao suposto envolvimento dos funcionários, os Estados Unidos anunciaram que vão pausar provisoriamente verbas de fundos adicionais que vinha repassando para a agência das Nações Unidas de assistência aos palestinos (UNRWA). Pessoas fazem fila para receber ajuda em um centro de ajuda da ONU para refugiados palestinos (UNRWA)
Louai Beshara / AFP
A agência das Nações Unidas de assistência aos palestinos (UNRWA) disse nesta sexta-feira (26) ter aberto uma investigação sobre funcionários suspeitos de envolvimento nos ataques de 7 de outubro em Israel pelo Hamas.
A agência, que é o braço da ONU dentro da Faixa de Gaza, afirmou que os funcionários foram demitidos enquanto a investigação é feita.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
"As autoridades israelenses forneceram à UNRWA informações sobre o suposto envolvimento de vários funcionários da UNRWA nos terríveis ataques a Israel em 7 de outubro", disse Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA.
"Para proteger a capacidade da agência de prestar assistência humanitária, tomei a decisão de rescindir imediatamente os contratos desses funcionários e iniciar uma investigação para estabelecer a verdade sem demora", disse Lazzarini também. "Essas alegações chocantes ocorrem no momento em que mais de 2 milhões de pessoas em Gaza dependem da assistência vital que a agência vem fornecendo desde o início da guerra".
Por causa do suposto envolvimento dos funcionários, os Estados Unidos anunciaram que vão pausar provisoriamente verbas de fundos adicionais que vinha repassando para a UNRWA. O país foi um dos maiores doadores em 2022, bem como a Alemanha, União Europeia e Suécia.
Os norte-americanos já chegaram a afirmar que a capacidade de prestar assistência humanitária à população de Gaza está à beira do colapso.
A UNRWA tem fornecido ajuda e usado suas instalações para abrigar pessoas que fugiram de bombardeios e de uma ofensiva terrestre lançada por Israel em Gaza após os ataques de 7 de outubro, nos quais, segundo Israel, 1.200 pessoas morreram e 253 pessoas foram feitas reféns.
Corte Internacional de Justiça ordena que Israel tome todas as medidas para 'prevenir um genocídio' em Gaza
A ofensiva de Israel, por sua vez, devastou grande parte da Faixa de Gaza, densamente povoada, e matou mais de 25.000 palestinos.
A UNRWA, criada em 1949 após a primeira guerra árabe-israelense, oferece serviços que incluem educação, cuidados primários de saúde e ajuda humanitária aos palestinos em Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e Líbano.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login