Seja bem vindo
Três Lagoas,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Daniel Noboa, presidente do Equador, afirma que país vive estado de guerra

Fonte: g1.globo.com
Daniel Noboa, presidente do Equador, afirma que país vive estado de guerra

Em uma entrevista a uma rádio, o líder do país afirmou que o governo classificou as facções criminosas do país como terroristas para que o exército possa agir. Equador amanhece com ruas vazias após aumento da violência por toque de recolher
O presidente Daniel Noboa, do Equador, afirmou nesta quarta-feira (10) que o país está em estado de guerra com grupos terroristas.
Em uma entrevista a uma rádio, Noboa disse que os criminosos queriam que o governo os declarasse as 22 facções que atuam no país como organizações criminosas, e não como terroristas, porque isso seria mais fácil para elas. “Vivemos em um estado de conflito, um estado de guerra (e nesse caso) se aplicam outras leis, aplica-se também o direito humanitário internacional, que é diferente do direito comum do Equador”, afirmou ele.
Segundo Noboa, nessa circunstância os grupos identificados como terroristas, e não organizações criminosas, são considerados alvos militares. O presidente disse que ele mesmo é o comandante da operação, mas que as decisões táticas serão tomadas pelos militares.
Crise de segurança do Equador
O Equador vive uma crise de segurança que começou com motins em prisões. Houve fuga de criminosos, ataques a delegacias e sequestro de policiais. Depois da invasão do estúdio de TV, o presidente Daniel Noboa baixou um decreto determinando que o país vive um conflito armado interno.
Na terça-feira (9), cidades do país registraram invasões, explosões e sequestros. A imprensa equatoriana afirma que 11 pessoas morreram na cidade de Guayaquil e 2 na cidade de Nobol.
Ao decretar estado de conflito armado interno, o governo nomeou 22 facções do país como organizações terroristas e permitiu que o Exército atue em operações para “neutralizar” esses grupos.
Três dias de crise
A crise começou na segunda-feira (8), após a fuga da prisão do criminoso José Adolfo Macías, mais conhecido como "Fito". Ele é chefe da "Los Choneros", uma das facções criminosas mais temidas do país.
O governo disse que a violência é uma reação ao plano de Noboa de construir uma nova prisão de alta segurança para os líderes de gangues.
Após, a fuga de Fito, o presidente Noboa decretou estado de exceção. Com a medida, passou a vigorar um toque de recolher e foram impostas restrições a direitos de reunião, de privacidade de domicílio e de residência.
Além disso, as Forças Armadas também foram autorizadas a ir para as ruas apoiar o trabalho da polícia.
Caos e violência
Na terça-feira, houve uma escalada da violência no Equador. Sequestros e invasões foram registradas vem várias cidades do país.
Mais de 130 agentes penitenciários e outros funcionários eram mantidos como reféns por detentos, nesta quarta-feira, em pelo menos cinco prisões do Equador, país que está sofrendo com uma escalada de violência nos últimos dias.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login