Seja bem vindo
Três Lagoas,26/04/2024

  • A +
  • A -

Ataque russo deixa Ucrânia inteira sob alerta; 4 morrem

Fonte: g1.globo.com
Ataque russo deixa Ucrânia inteira sob alerta; 4 morrem



Forças militares ucranianas afirmaram que avisos para ataques aéreos foram ativados em todas as regiões, nesta segunda-feira (8). Cratera que segundo autoridades foi formada por míssil russo é vista de cima em Dnipropetrovsk, na Ucrânia, em 8 de janeiro de 2024.
Serviço de Emergência da Ucrânia em Dnipropetrovsk via Reuters
A Rússia lançou um ataque em larga escala contra a Ucrânia nesta segunda-feira (8), de acordo com as autoridades ucranianas. Todas as regiões do país entraram sob alerta de risco para ataques aéreos, segundo as forças militares. Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo autoridades ucranianas, casas e edifícios residenciais, um shopping e fábricas foram atingidos pelos bombardeios.
"Kiev, abrigo!", ordenou a Força Aérea da Ucrânia em um aplicativo de mensagens, afirmando que a capital estava sob ameaça de mísseis balísticos. Em Kiev, dezenas de pessoas correram para estações de metrô para se abrigarem, diante da ameaça.
Pessoas se refugiam dentro de estação de metrô em Kiev em 8 de janeiro de 2024.
Alina Smutko/REUTERS
Segundo a Força Aérea da Ucrânia, 18 mísseis e oito drones foram interceptados durante o ataque.
Já em Kryvyi Rih, no sul do país, mais de 15 mil pessoas ficaram sem energia. Um shopping center e vários edifícios ficaram danificados.
“O inimigo está atacando violentamente cidades pacíficas”, disse Oleksandr Vilkul, prefeito da cidade.
Em Kharkiv, no leste da Ucrânia, bombardeios atingiram uma indústria e uma instituição educacional. Já em Zaporizhzhia, no sudeste, quatro pessoas ficaram feridas após explosões em áreas residenciais.
Militares ucranianos em outras regiões também afirmaram que as suas cidades estavam sob um "ataque massivo de mísseis" por parte da Rússia.
O Kremlin ainda não havia se manifestado sobre o ataque até a última atualização desta notícia.
Rússia lança ataque em larga escala contra a Ucrânia
Escalada
Carros e fiações parcialmente destruídos após ataque da Rússia em Zaporizhzhia, no leste da Ucrânia, em 8 de janeiro de 2024.
Reuters
O ataque desta segunda faz parte de uma escalada recente de bombardeios russos na Ucrânia, contrastando com o cenário da guerra no país ao longo de 2023, com ações mais concentradas nas frentes de batalha.
Desde o fim de dezembro, tropas russas têm bombardeado uma série de alvos civis ao redor do país vizinho, segundo autoridades ucranianas. Em 29 de dezembro, Moscou fez um dos maiores ataques coordenados à Ucrânia, atingindo alvos civis como uma maternidade e deixando 30 mortos, segundo Kiev.
Rússia faz ataque massivo a várias regiões da Ucrânia
Mísseis atingem maternidade na Ucrânia
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login