Seja bem vindo
Três Lagoas,20/04/2024

  • A +
  • A -

'Gúiana' ou 'Guíana': qual é jeito o certo de se falar Guiana

Fonte: g1.globo.com
'Gúiana' ou 'Guíana': qual é jeito o certo de se falar Guiana



País disputa com a Venezuela o poder sobre a região de Essequibo, uma área maior que o estado do Ceará. Nome do país tem origem indígena e significa "terra de muitas águas". Gúiana ou Guíana: saiba o jeito certo de falar país que disputa Essequibo com a Venezuela
Desde o início do mês, a Guiana foi levada ao centro do noticiário por conta da disposição da Venezuela de incorporar Essequibo, uma área superior ao estado do Ceará e que está em território guianense. Então, pintou a dúvida: qual o jeito certo de se falar o nome do pequeno país da América do Sul: "Gúiana" ou "Guíana"?
A pronúncia correta é "Gúiana", com o som grave na letra "U."
Henrique Braga, professor e autor de materiais didáticos do Sistema Anglo, explica que há um ditongo na sílaba "gui", o que indica que o "u" deve ser pronunciado. Um ditongo é uma sílaba em que aparecem duas vogais —e ambas são pronunciadas.
"Quando recorremos às obras de referência, é unânime a indicação de que esse 'U' seja pronunciado", disse Henrique, doutor em filologia e língua portuguesa pela FFLCH-USP.
Nem sempre este é o caso. Em palavras como "Guilherme", "guiar" e "gueixa", o "U" não é pronunciado.
Guiana é uma palavra utilizada pela população indígena da região há séculos e significa "terra de muitas águas".
Casas no vilarejo Arau, na Guiana, são vistos em foto de 10 de dezembro de 2023
ROBERTO CISNEROS / AFP
Questão territorial
A Guiana é um país da América do Sul e faz fronteira com o Brasil, a Venezuela e o Suriname. Em meados de novembro o país tomou conta dos noticiários devido à tentativa venezuelana de anexar o território de Essequibo.
A Venezuela afirma ser a verdadeira proprietária da região que corresponde a cerca de 70% de toda a Guiana e atravessa seis dos dez estados do país.
Em 3 de dezembro, um plebiscito para a anexação do estado chamado pelos venezuelanos de "Guiana Essequiba" foi aprovado por 95% dos eleitores presentes. O comparecimento equivale à metade dos eleitores venezuelanos.
A realização do referendo reascendeu a disputa, de décadas, e o temor de um conflito armado na fronteira com o Brasil.
No sábado (9), os presidentes da Guiana e da Venezuela confirmaram que se reunirão em São Vicente e Granadinas, país do Caribe, na quinta-feira (14).
Região de Essequibo, em disputa pela Venezuela e Guiana, e a fronteira do Brasil no estado de Roraima
Arte g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login