Seja bem vindo
Três Lagoas,20/04/2024

  • A +
  • A -

Israel afirma que Hamas violou acordo de trégua e anuncia retomada do combate

Fonte: g1.globo.com
Israel afirma que Hamas violou acordo de trégua e anuncia retomada do combate



Foguete lançado da Faixa de Gaza foi interceptado pelos militares israelenses nesta sexta-feira (1º). Pausa no conflito durou 7 dias e foi marcada pela libertação de reféns. Soldado de Israel em operação na Faixa de Gaza, em foto divulgada em 1º de dezembro de 2023
Forças de Defesa de Israel
Israel anunciou que está retomando as operações de combate contra o Hamas após o grupo terrorista violar o acordo de trégua, nesta sexta-feira (1º). Durante a madrugada, um foguete lançado da Faixa de Gaza foi interceptado pelas Forças de Defesa de Israel.
 ✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O lançamento do foguete contra Israel aconteceu pouco antes do fim do acordo de pausa no conflito, que estava programado para as 7h desta sexta-feira, pelo horário local (2h, em Brasília).
Além disso, sirenes de aviso de ataque foram acionadas em comunidades israelenses que ficam próximas ao enclave.
"O Hamas violou a pausa operacional e, além disso, disparou contra o território israelense. As Forças de Defesa de Israel retomaram o combate contra a organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza", afirmaram os militares israelenses.
A imprensa palestina reportou barulhos de explosões e tiros no norte da Faixa de Gaza poucos minutos antes do fim da trégua. Em seguida, Israel anunciou estar conduzindo ataques aéreos contra alvos do Hamas no território palestino.
AO VIVO: Acompanhe as notícias do conflito em tempo real
Fumaça é vista na Faixa de Gaza momentos depois após fim da trégua entre Israel e o Hamas, em 1º de dezembro de 2023
Reuters
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que, além do ataque contra Israel, o Hamas não libertou todas as mulheres reféns que deveriam ter sido soltas pelo último acordo.
"O Governo de Israel está empenhado em alcançar os objetivos da guerra: libertar os reféns, eliminar o Hamas e garantir que Gaza nunca mais constitua uma ameaça para os residentes de Israel."
O cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas durou sete dias e foi marcado pela troca de reféns que estavam sob o poder do Hamas por prisioneiros palestinos mantidos por Israel.
Além disso, durante a pausa, a Faixa de Gaza recebeu caminhões com ajuda humanitária destinada aos civis palestinos.
A trégua começou no dia 24 de novembro e teve o prazo prorrogado por duas vezes. A última extensão no acordo aconteceu na quinta-feira (30), quando o Hamas se comprometeu a libertar mais reféns, enquanto Israel anunciou que soltaria mais presos palestinos.
De acordo com a ONU, durante a pausa, mais de 80 reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro foram soltos durante a trégua.
O jornal "The Wall Street Journal" chegou a publicar uma reportagem afirmando que um novo acordo havia sido fechado para estender a pausa por mais um dia, citando autoridades do Egito. No entanto, Israel e Hamas não anunciaram nenhuma nova prorrogação.
Tanque de Israel perto da fronteira com a Faixa de Gaza, em 3 de novembro de 2023
Jack Guez / AFP
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login