Seja bem vindo
Três Lagoas,24/04/2024

  • A +
  • A -

Atividade sísmica na Islândia diminui, mas país permanece em alerta de erupção

Fonte: g1.globo.com
Atividade sísmica na Islândia diminui, mas país permanece em alerta de erupção

O nível de risco relacionado a terremotos em Grindavik foi reduzido de emergência para nível de perigo na quinta-feira. Câmeras registram criação de um novo vulcão na Islândia
Autoridades islandesas disseram nesta sexta-feira (24) que ainda estavam em alerta para uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, embora as chances estivessem diminuindo após uma queda na atividade sísmica.
A Islândia tem vivido com alto risco de erupção desde que a atividade sísmica e os fluxos subterrâneos de lava aumentaram na região próxima à capital, Reykjavik, em outubro.
O Escritório Metrológico disse em um comunicado que uma erupção na cidade evacuada de Grindavik ou próxima a ela era agora considerada menos provável e que o magma vulcânico tem maior probabilidade de surgir na área entre Hagafell e Sýlingarfell.
"A atividade sísmica continua diminuindo e a probabilidade de erupção diminui com o tempo", afirmou o órgão.
Cinco ministros do Parlamento islandês visitaram Grindavik nesta sexta-feira, onde os moradores evacuados têm sido autorizados a voltar desde quinta-feira para pegar pertences pessoais.
Mas levará meses até que todos eles possam voltar para Grindavik devido aos danos à infraestrutura, disse o diretor de segurança pública Vidir Reynisson, segundo o veículo islandês RÚV.
Como resultado de uma diminuição na atividade desde o início da semana, o nível de risco relacionado a terremotos em Grindavik foi reduzido de emergência para nível de perigo na quinta-feira, disse a autoridade de defesa civil da Islândia em um comunicado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login