Seja bem vindo
Três Lagoas,18/04/2024

  • A +
  • A -

Entenda como será a trégua entre Israel e o Hamas e a libertação de reféns

Fonte: g1.globo.com
Entenda como será a trégua entre Israel e o Hamas e a libertação de reféns

Israel recebeu uma lista inicial de reféns a serem libertados da Faixa de Gaza e estava em contato com as famílias, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense em um comunicado que não chegou a confirmar que uma trégua foi acordada. Veja como será trajeto de reféns que serão liberados pelo Hamas até chegar em Israel
Israel e o grupo terrorista Hamas iniciaram uma trégua de quatro dias na manhã desta sexta-feira (24) em Tel Aviv, com a libertação de um grupo de 13 mulheres, crianças e adolescentes israelenses no período da tarde, segundo mediadores do Catar. Nos próximos dias mais reféns serão libertados. O número deve chegar a mais de 50 pessoas.
Israel recebeu uma lista inicial de reféns a serem libertados da Faixa de Gaza e estava em contato com as famílias, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense em um comunicado que não chegou a confirmar que uma trégua foi acordada.
O acordo começa a vigorar às 7h no horário local (2h em Brasília). O cessar-fogo vale no norte e no sul de Gaza, informou o Ministério das Relações Exteriores do Catar.
Às 16h em Israel (11h em Brasília) devem começar as trocas:
Os primeiros reféns, provavelmente mulheres idosas, serão libertados.
Itens de ajuda humanitária vão ser levados para a Faixa de Gaza
O porta-voz do ministério, Majed Al-Ansari, disse na capital do Catar, Doha, que espera-se que palestinos sejam libertados de prisão israelense. "Todos nós esperamos que essa trégua leve a uma chance de iniciar um trabalho mais amplo para alcançar uma trégua permanente."
O Hamas confirmou em seu canal Telegram que todas as hostilidades de suas forças vão cessar.
O Catar disse que uma sala de operações em Doha vai monitorar a trégua e a libertação dos reféns, e que tinha linhas diretas de comunicação com Israel, o escritório político do Hamas em Doha e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
O Egito, que também está envolvido na mediação, recebeu listas de reféns e prisioneiros que devem ser libertados e pediu a ambos os lados que respeitem o acordo, disse Diaa Rashwan, chefe do serviço de informações do Estado egípcio, em um comunicado.
Os parentes israelenses de pessoas sequestradas dizem ainda não saber nada sobre o destino dos reféns. "Precisamos saber se eles estão vivos, se estão bem. É o mínimo", disse Gilad Korngold, que busca informação sobre o destino de sete membros de sua família, incluindo a neta de 3 anos, que pode estar entre os reféns.
Relembre o que aconteceu
Em 7 de outubro, homens armados do grupo terrorista Hamas atravessaram a cerca da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, mataram 1.200 pessoas e capturaram cerca de 240 pessoas, de acordo com os israelenses.
Nesse mesmo dia, Israel declarou guerra ao Hamas e começou a atacar a Faixa de Gaza. Cerca de 13 mil habitantes de Gaza foram mortos pelos bombardeios israelenses, cerca de 40% deles crianças, segundo autoridades de saúde palestinas, ligadas ao Hamas (esses números não foram checados por alguma entidade independente). Os serviços de saúde palestinos disseram que tem sido cada vez mais difícil manter uma contagem atualizada, pois o serviço de saúde tem sido prejudicado pelo bombardeio israelense.
Acordo de trégua pode se prolongar
Os mediadores internacionais querem transformar o acordo de trégua em uma interrupção mais longa da guerra, mas tanto Israel como o Hamas já afirmaram que voltarão a lutar.
Abu Ubaida, porta-voz do braço armado do Hamas, divulgou uma mensagem de vídeo na quinta-feira. Ele disse que a trégua é temporária e pediu uma "escalada do confronto (com Israel) em todas as frentes de resistência", incluindo a Cisjordânia, onde a violência aumentou desde o início da guerra em Gaza.
'Precisamos saber que eles estão vivos'
Antes do cessar-fogo, os combates estavam ainda mais intensos do que o normal. Jatos israelenses atingiram mais de 300 alvos, e tropas estavam envolvidas em combates ao redor do campo de refugiados de Jabalia, ao norte da Cidade de Gaza.
Um porta-voz do exército disse que as operações continuariam até que as tropas recebessem a ordem de parar. Do outro lado da cerca da fronteira em Israel, nuvens de fumaça podiam ser vistas pairando sobre a zona de guerra do norte de Gaza, acompanhadas por sons de tiros pesados e explosões estrondosas.
Um porta-voz do exército disse que as operações continuariam até que as tropas recebessem a ordem de parar. Do outro lado da cerca da fronteira em Israel, nuvens de fumaça podiam ser vistas pairando sobre a zona de guerra do norte de Gaza, acompanhadas por sons de tiros pesados e explosões estrondosas. e aquela era a casa de um professor de escola primária, morto dentro de casa com seus filhos.
Israel diz que os combatentes do Hamas usam edifícios residenciais e outros prédios civis, inclusive hospitais, como cobertura. O Hamas nega.
A mídia palestina informou que pelo menos 15 pessoas morreram em ataques aéreos em Khan Younis, a principal cidade do sul de Gaza. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente o número de mortos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login