Seja bem vindo
Três Lagoas,26/04/2024

  • A +
  • A -

EUA dizem que Grupo Wagner ofereceu defesa aérea para 'Hezbollah ou Irã'

Fonte: g1.globo.com
EUA dizem que Grupo Wagner ofereceu defesa aérea para 'Hezbollah ou Irã'

O governo dos EUA afirma que Irã e Rússia estão conversando para uma espécie de apoio mútuo militar. EUA voltam a atacar posição militar usada pelo Irã na Síria
O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta terça-feira (21), que o grupo mercenário russo Wagner se prepara para reforçar as defesas aéreas do movimento libanês pró-iraniano Hezbollah ou do próprio governo do Irã, dois adversários dos EUA.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que o Wagner deve fornecer material e homens ao Hezbollah ou ao Irã e que faz isso sob a direção do governo russo.
Ele disse também que o Irã "avalia proporcionar à Rússia mísseis balísticos agora para seu uso contra a Ucrânia em troca deste apoio". Ou seja, seria uma espécie de troca de ajuda militar entre Irã e Rússia.
O "Wall Street Journal" publicou, no começo deste mês, uma reportagem em que diz que o Grupo Wagner estava se preparando para fornecer o Pantsir-S1, sistema russo de armas de artilharia e mísseis antiaéreos autopropulsados conhecidos como SA-22. O jornal afirma que a informação era de funcionários do governo dos EUA que não queriam ser identificados.
Kirby disse que os EUA estão preparados para sancionar "indivíduos ou entidades russas que possam fazer estas transferências desestabilizadoras". A Rússia e o Irã já são alvo de sanções comerciais internacionais. Os dois estreitaram laços em diversos setores.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, fez uma visita oficial ao Irã em setembro, descrita como um "passo importante" para a cooperação militar entre os aliados.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login