Seja bem vindo
Três Lagoas,19/04/2024

  • A +
  • A -

Em telefonema com Lula, presidente de Israel pede apoio para liberação de reféns do Hamas, diz Planalto

Fonte: g1.globo.com
Em telefonema com Lula, presidente de Israel pede apoio para liberação de reféns do Hamas, diz Planalto

Governo diz que Lula se comprometeu com o pedido e agradeceu pela ajuda na repatriação de 32 brasileiros que estavam em Gaza. Lula ainda reafirmou repúdio a atos de antissemitismo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quinta-feira (16) com o presidente de Israel, Isaac Herzog.
De acordo com o Palácio do Planalto, Herzog pediu para Lula reforçar seu apelo pela liberação dos reféns feitos por Hamas.
Lula se comprometeu com esse pedido e agradeceu a ajuda de Israel no processo de repatriação dos 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. Lula disse que uma outra lista está sendo preparada, e Herzog afirmou que a saída dos brasileiros será feita com a devida rapidez.
Ainda na conversa, Lula reforçou repúdio a atos de antissemitismo e ressaltou a tradição do Brasil na busca pela paz. Lula manifestou preocupação com a situação humanitária na Faixa de Gaza e com a morte de crianças.
O telefonema ocorre em meio à guerra na Faixa de Gaza. Israel tem bombardeado a região nos últimos dias em resposta aos ataques terroristas que o grupo Hamas fez em território israelense, em 7 de outubro. O Hamas tem bases em Gaza.
Assim que estourou o conflito, a diplomacia do Brasil negociou com Israel a repatriação de brasileiros no país. Também precisou ser combinada com Israel e repatriação dos 32 brasileiros brasileiros de Gaza, zona mais exposta na guerra.
O grupo de Gaza chegou ao Brasil nesta semana. Para sair de lá, era preciso atravessar a fronteira com o Egito, o que exigia a autorização, além do Egito, também de Israel. A passagem de estrangeiros começou a ser liberada no dia 1º de novembro. Os brasileiros atravessaram no dia 12. Nesse intervalo, aliados de Lula chegaram a reclamar da demora.
Exército de Israel diz ter destruído casa do chefe do Hamas
Críticas a Israel
Lula tem feito críticas à postura de Israel na guerra. O presidente defende um cessar-fogo para viabilizar um acordo de paz.
Além disso, segundo Lula, Israel "parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá".
"É preciso que a Organização das Nações Unidas convoque alguma coisa especial, porque essa guerra do jeito que vai ela não tem fim. Não tem fim. Eu estou percebendo que Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do estado Palestino para que eles possam viver em paz junto com o povo judeu", disse Lula ao recepcionar, na Base Aérea de Brasília, o grupo de brasileiros que voltavam de Gaza, na segunda-feira (13).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login