Seja bem vindo
Três Lagoas,26/04/2024

  • A +
  • A -

Brasileiros são autorizados a sair da Faixa de Gaza

Fonte: g1.globo.com
Brasileiros são autorizados a sair da Faixa de Gaza



Relação traz os nomes de 33 das 34 pessoas que estavam sendo monitoradas pela Embaixada do Brasil na Palestina. Grupo deve embarcar em avião da FAB no Egito. Brasileiro mostra ida para a passagem de Rafah
Um grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza foi autorizado a sair do território, nesta sexta-feira (10). Ao todo, 33 pessoas monitoradas pela Embaixada do Brasil na Palestina integram a relação. A lista foi confirmada pelo embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer.
A Embaixada brasileira na Palestina estava monitorando a situação de 34 pessoas na Faixa de Gaza, sendo 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos que ainda vão dar início ao processo.
A única pessoa que não foi colocada na lista é a avó da jovem Shahed al-Banna, Jamila Ewaida. A idosa tem cidadania palestina e ainda dará início ao processo de imigração para o Brasil.
O grupo que foi autorizado a sair nesta sexta-feira faz parte de uma relação com quase 600 nomes de cidadãos de 15 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Índia, China, Polônia e outros.
Hasan Habee, um dos brasileiros que esperava pela saída, disse que parte do grupo viajou de ônibus da cidade de Khan Yunis até a passagem de Rafah.
"Espero que a gente consiga viajar hoje. A chance é muito grande. Talvez tenha alguma dificuldade, mas espero que não aconteça isso", afirmou.
Essas pessoas irão cruzar a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito por meio da passagem de Rafah, nas próximas horas.
Em relação aos civis acompanhados pelo Brasil, o grupo deve embarcar no avião da Força Aérea Brasileira que aguarda os brasileiros no Egito há mais de uma semana.
Longa espera
Estrangeiros cruzam a fronteira da Faixa de Gaza em Rafah
Hatem Ali / AP Photo
A retirada de pessoas com outras nacionalidades da Faixa de Gaza faz parte de um acordo entre Israel, Egito e o Hamas. As negociações foram mediadas pelo Catar, com coordenação dos Estados Unidos.
O primeiro grupo de estrangeiros foi autorizado a sair do enclave no dia 1º de novembro. Foram publicadas seis listas sem brasileiros.
Ao passo que as listas iam saindo, brasileiros que aguardavam autorização relataram o desespero diante da espera para sair de Gaza.
Diante da repercussão negativa, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou a afirmar que o chanceler de Israel havia garantido que a lista com o nome de brasileiros seria publicada até quarta-feira (8).
No entanto, a promessa não se cumpriu. Além disso, a passagem de Rafah acabou sendo fechada por questões de segurança ainda na quarta-feira, sendo reaberta nesta quinta-feira (9).
Recepção no Brasil
O governo brasileiro ofereceu acolhimento com atendimento médico, assistência social e regularização migratória ao grupo que será repatriado.
O blog da Andréia Sadi apurou que as famílias repatriadas poderão ficar abrigadas no estado de São Paulo. As informações foram obtidas com o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho.
De acordo com Botelho, quem tiver vínculos no Brasil e queira se abrigar em outras cidades, terá o deslocamento garantido após concluir a regularização da documentação.
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login