Seja bem vindo
Três Lagoas,25/04/2024

  • A +
  • A -

Saiba o que é o Hezbollah, o grupo xiita do Líbano

Fonte: g1.globo.com
Saiba o que é o Hezbollah, o grupo xiita do Líbano



Duas pessoas foram presas e outras duas são procuradas por terem planejado um atentado terrorista no Brasil. Segundo a Polícia Federal, eles são ligados ao Hezbollah, um grupo xiita do Líbano. PF faz operação de combate ao terrorismo no Brasil e prende 2 pessoas
Duas pessoas foram presas em São Paulo nesta quarta-feira (8) porque estavam, de acordo com a Polícia Federal, planejando um ataque terrorista no Brasil.
Segundo os investigadores, os dois voltaram recentemente do Líbano, onde tiveram encontros com membros do grupo muçulmano xiita Hezbollah.
Além desses dois, há outros dois suspeitos que são procurados pela Interpol no Líbano por terem participado do mesmo plano.
Entenda abaixo o que é o grupo Hezbollah, que atua no Líbano.
Como o grupo se formou e o que faz?
No começo dos anos 1980, uma parte dos palestinos que combatiam o governo de Israel usavam o território do Líbano como base.
Israel chegou a invadir o país vizinho nessa época.
O grupo Hezbollah surgiu no Líbano para se opor à presença de israelenses no país. Hezbollah significa “Partido de Deus” em árabe. O grupo rapidamente se tornou aliado do maior país xiita da região, o Irã.
Israel só se retirou plenamente do Líbano no ano 2000, mas o Hezbollah permaneceu.
O Hezbollah também é um partido político legítimo –eles participam das eleições parlamentares e têm seus deputados.
Além disso, o Hezbollah também controla algumas partes do território libanês. Grosso modo, considera-se que o Hezbollah é um Estado dentro de Um Estado –eles providenciam serviços sociais.
Hezbollah
Arte/GloboNews
Confrontos com Israel
Em 2006, o grupo entrou em guerra com Israel. A guerra durou 34 dias. Mais de 1.100 libaneses morreram, segundo a Human Rights Watch. Além disso, oito soldados israelenses foram mortos, e outros dois, sequestrados.
Em 7 de outubro deste ano, após os ataques do Hamas, o Hezbollah começou a atacar Israel em solidariedade ao povo palestino.
Hamas, Fatah, Jihad Islâmica e Hezbollah: veja quais são alguns dos grupos que atuam no Oriente Médio




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login