Seja bem vindo
Três Lagoas,26/04/2024

  • A +
  • A -

Saiba quem são os deputados de extrema direita que destituíram o presidente da Câmara dos EUA

Fonte: g1.globo.com
Saiba quem são os deputados de extrema direita que destituíram o presidente da Câmara dos EUA



Oito deputados de extrema direita do Partido Republicano se rebelaram contra Kevin McCarthy. Um deles afirmou que o ex-presidente da Câmara 'zombou de sua fé cristã'. Governo dos EUA corre risco de paralisar atividades sem consenso sobre orçamento no Congresso
Os deputados dos Estados Unidos votaram nesta terça-feira (3) para derrubar o presidente da Câmara pela primeira vez na história moderna.
Kevin McCarthy, o presidente da Casa, é do Partido Republicano, a agremiação de direita nos EUA. Os republicanos dominam a Câmara dos Deputados, mas com uma maioria muito pequena.
Considerado um republicano moderado, ele enfrentou uma rebelião de um grupo de deputados de extrema direita dentro do Partido Republicano.
Oito republicanos escolheram para destituir McCarthy. Foi por causa do voto deles que o deputado perdeu o cargo de presidente.
Os principais embates entre os extremistas e McCarthy foram em torno de questões de orçamento.
O último desentendimento foi motivado pela discussão sobre o limite de endividamento do governo dos EUA.
A Casa Branca precisa aumentar o limite de endividamento. Caso isso não aconteça, na prática, o governo não consegue fazer pagamentos.
McCarthy e os deputados do Partido Democrata fizeram um acordo que manteve o governo funcional por mais 45 dias. Os extremistas não gostaram e resolveram agir.
Matt Gaetz, deputado do Partido Republcano, em 3 de outubro de 2023
Reprodução/Reuters
Matt Gaetz
Matt Gaetz foi o deputado que entrou com a ação para destituir McCarthy do cargo de presidente.
Ele é um republicano do estado da Flórida e é considerado um político leal ao ex-presidente Donald Trump.
Gaetz enfrenta duas investigações na Câmara, uma por conduta sexual inapropriada e outra por problemas no uso de dinheiro.
Os inquéritos na Casa já estão correndo desde 2021. Há alegações de que ele teve conduta sexual imprópria, uso drogas ilegais, compartilhou imagens ou vídeos inadequados no plenário da Câmara, usou dinheiro de campanha para gastos pessoais e aceitou presentes em desacordo com as regras.
A Justiça já o absolveu de algumas dessas acusações. Ele considerava que os inquéritos na Câmara só prosseguiam por causa de McCarthy.
'Zombou da minha fé cristã'
Além de Gaetz, os seguintes deputados republicanos votaram para derrubar McCarthy:
Eli Crane,
Ken Buck,
Andy Biggs,
Matt Rosendale,
Bob Good,
Nancy Mace,
Tim Burchett
Tim Burchett afirmou à CNN que McCarthy zombou de sua fé cristã. Ele não contou qual teria sido a zombaria, mas disse que foi isso que determinou seu voto contra o ex-presidente da Câmara.
Nancy Mace afirmou que votou contra o próprio partido porque ela é a favor de restrições fiscais. Ela disse que, além disso, McCarthy havia prometido aumentar o acesso de mulheres aos métodos anticoncepcionais, mas que isso não aconteceu na prática.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login