Seja bem vindo
Três Lagoas,24/04/2024

  • A +
  • A -

Político do partido de presidente eleito é assassinado na Guatemala

Fonte: g1.globo.com
Político do partido de presidente eleito é assassinado na Guatemala



Aníbal Ramírez foi candidato a prefeito da comunidade indígena de San Pedro Necta nas eleições que aconteceram em junho. Político do partido presidente eleito é assassinado na Guatemala
Unsplash
Um político do partido Movimento Semilla, de Bernardo Arévalo, presidente eleito da Guatemala, foi assassinado a tiros na quinta-feira (14), perto da fronteira com o México, em circunstâncias ainda não esclarecidas, informaram veículos de comunicação e o próprio grupo político.
A vítima foi identificada como Aníbal Ramírez, candidato a prefeito da comunidade indígena de San Pedro Necta nas eleições que aconteceram em junho. No ataque também morreu a esposa do político, que o acompanhava em uma caminhonete.
Os dirigentes do partido disseram que vão aguardar que "as autoridades competentes esclareçam as circunstâncias" do crime.
O partido Semilla é alvo de uma investigação do Ministério Público comandado pela procuradora-geral Consuelo Porras por supostas irregularidades na inscrição de filiados para sua criação em 2017.
As investigações, lideradas pelo procurador Rafael Curruchiche, foram classificadas como um "golpe de Estado" em curso pelo opositor Arévalo, com o objetivo de evitar que ele assuma o cargo em 14 de janeiro de 2024.
Os procuradores estão sob sanções dos Estados Unidos, que os incluíram na lista de personalidades corruptas da América Central.
As ações do MP guatemalteco foram reprovadas pela comunidade internacional, que pediu respeito ao resultado das eleições presidenciais, nas quais Arévalo venceu no segundo turno a ex-primeira-dama Sandra Torres.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login