Seja bem vindo
Três Lagoas,25/04/2024

  • A +
  • A -

Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo

Programa Donas do Negócio será apresentado no Woccu


Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo

O futuro do cooperativismo de crédito, inclusão financeira, sustentabilidade e liderança inclusiva serão alguns dos temas debatidos na Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), programada para acontecer entre 23 e 26 de julho, em Vancouver, no Canadá. O Sicredi estará presente no evento que conectará mais de 3 mil profissionais de cooperativas de crédito do mundo. Além de participar da conferência com cerca de 70 representantes, o Sicredi apresentará painéis focados em sustentabilidade, empreendedorismo feminino, cooperação, inclusão e diversidade.

 

Como atividade prévia à conferência, acontece no dia 22 de julho o WYCUP Global Emerging Leaders' Summit, organizado pelo programa de Jovens Profissionais do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito. Na data, Isaura Morel, gerente de Sustentabilidade do Sicredi, irá abordar o tema “Estratégia e Iniciativas Sistêmicas de Sustentabilidade no Sicredi”. Na sequência, Ariane Zen, gerente de Relacionamento da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, apresentará o case sobre o projeto da cooperativa voltado a mulheres empreendedoras, o “Donas do Negócio”. Por fim, o associado da Sicredi Rio Paraná PR/SP e membro do comitê jovem, Victor Saab, falará sobre o projeto de recuperação florestal no painel sobre “Cooperação e reflorestamento em matas ciliares da região do Mirante do Paranapanema”.

 

Já a cerimônia de abertura oficial da Conferência Mundial do Woccu ocorrerá no dia 23 de julho, domingo. No dia 24, César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, e Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, representam o Sicredi na Assembleia Geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, momento em que os líderes do Woccu se reúnem para tomar decisões conjuntas.

 

Seguindo a programação da conferência, no dia 25 de julho, Clairton Walter, superintendente Executivo de Assuntos Regulatórios do Sicredi, tratará sobre as “Estratégias Legais para Melhorar sua Cooperativa de Crédito”. No mesmo dia, Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi, irá expor sobre o “Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade Sistêmico”. Balzan também encerrará as apresentações do Sicredi na conferência com a palestra “Desmistificando a Jornada para Net Zero – Perspectivas Globais sobre Transições Sustentáveis”, no dia 26 de julho.

 

“Este é o maior evento de cooperativismo de crédito do mundo e para o Sicredi é muito importante estarmos presentes não apenas como ouvintes, mas compartilhando nossas iniciativas e boas práticas. A conferência é uma oportunidade única para trocar conhecimento com as cooperativas de crédito de diferentes países. Os debates sobre temas atuais e perspectivas para o futuro nos desafiam a pensar em novas soluções para nosso sistema e associados”, afirma Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ.

 

Sicredi é finalista do Programa WYCUP 2023

 

A colaboradora da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Ariane Zen,  teve reconhecimento internacional no WYCUP  - World Council Young Credit Union People. A premiação faz parte do programa de bolsas para jovens líderes da Conferência do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês) e tem o objetivo de incentivar a formação de jovens lideranças por meio de projetos que ajudem a gerar impacto positivo tanto para o cooperativismo de crédito quanto para a sociedade.

 

Através de um case inscrito no programa, a colaboradora da Cooperativa, Ariane Zen, que hoje atua como gerente de relacionamento (comunicação, marketing e desenvolvimento do cooperativismo) falou sobre o seu papel de liderança dentre os projetos que hoje gerencia, elencando um como case de solidificação do modelo de negócios cooperativista, que é o Donas do Negócio, que tem como objetivo promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo e por isso desenvolve ações que fortaleçam a economia local. Com essa vontade, nasce o projeto Donas do Negócio, uma iniciativa inovadora desenvolvida em parceria com o IFC (International Finance Corporation) para apoiar e estimular o empreendedorismo feminino.

 

Além de apresentar suas boas práticas na Conferência Mundial do Woccu, o Sicredi também é um dos finalistas do Prêmio WYCUP com o projeto “Donas do Negócio”, apoiado pela Central BRC – Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. O reconhecimento será anunciado no dia 22 de julho e é concedido pelo World Council Young Credit Union Professionals (WYCUP), com o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e premiar projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito.

 

O “Donas do Negócio” visa estimular o empreendedorismo, o empoderamento e a qualificação das mulheres, agentes fundamentais da transformação econômica do país. O programa recebeu assessoria da International Finance Corporation (IFC) - maior instituição global de desenvolvimento voltada ao setor privado nos países em desenvolvimento e membro do Grupo Banco Mundial - visando potencializar o segmento de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e integrá-lo a seu modelo de negócio de forma sustentável.

 

“É uma felicidade imensa representar não só a Cooperativa, como o país neste momento, principalmente levando comigo este programa que faz tanto a diferença para a mulher empreendedora micro e pequena, somos uma instituição financeira de pessoas para pessoas, e o ser humano sempre será o nosso principal valor. Espero poder inspirar outros a seguirem o mesmo caminho, gerando transformações em suas comunidades e tendo engajamento global”, destaca Ariane Zen.

 

“Estamos lisonjeados em ter como a nossa colaboradora Ariane, como única representante brasileira na Woccu, que ocorre no mês de julho no Canadá. Acreditamos no potencial transformador do jovem no cooperativismo, e estamos entusiasmados, para que pessoas do mundo todo saibam também do programa Donas do Negócio que tem como objetivo tornar a nossa cooperativa de crédito referência para a mulher empreendedora na nossa área de atuação e estimular o poder de transformação socioeconômico em suas comunidades. O Sicredi é um agente de desenvolvimento dos negócios para este público. A inclusão financeira, por meio desse trabalho, irá gerar uma proposta de valor sólida, reforçando o papel relevante da Cooperativa”, afirma o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis.

 

 

 

Cooperativismo de crédito no mundo

O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio presente em 118 países, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu 2021), reunindo mais de 393 milhões de associados e ultrapassando a marca dos US$ 3,4 trilhões em ativos. No Brasil, de acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito está presente em mais da metade (55%) das cidades. Já são mais de 15,6 milhões de associados a 799 cooperativas de crédito em todo o país.

 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

 

Participação do Sicredi na Conferência do Woccu

Local: Vancouver - Canadá

 

WYCUP Global Emerging Leaders' Summit

Evento organizado pelo programa de Jovens Profissionais do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito

Data: 22 de julho

 

Apresentação “Estratégia e Iniciativas Sistêmicas de Sustentabilidade no Sicredi”

Com Isaura Morel, gerente de Sustentabilidade do Sicredi

 

Apresentação “Desenvolvimento de Mulheres Empreendedoras”

Com Ariane Zen, gerente de Relacionamento da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia

 

Apresentação “Sua jornada no Comitê Jovem e o projeto Cooperação e Reflorestamento em matas ciliares da região do Mirante do Paranapanema”

Com Victor Saab, associado da Sicredi Rio Paraná PR/SP, membro do Comitê Jovem e atual Conselheiro Fiscal

 

WOCCU 2023 | World Credit Union Conference

Período: 23 a 26 de julho de 2023

 

24 de julho

Assembleia Geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito

Participação de César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, e Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ

 

25 de julho

Apresentação “Estratégias Legais para Melhorar sua Cooperativa de Crédito”

Com Clairton Walter, superintendente Executivo de Assuntos Regulatórios do Sicredi

Apresentação “Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade Sistêmico”

Com Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi

26 de julho

Apresentação “Desmistificando a Jornada para Net Zero – Perspectivas Globais sobre Transições Sustentáveis”

Com Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login