Seja bem vindo
Três Lagoas,26/04/2024

  • A +
  • A -

Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade para o produtor rural

E-book lançado pela Trimble com a participação de especialistas, aborda desde o impacto das invasoras na produção e como realizar um manejo eficiente.


Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade para o produtor rural

São Paulo, maio de 2023 – Ponto chave na produção agrícola, o manejo de plantas daninhas é um dos principais fatores responsáveis pela produtividade e qualidade da lavoura. As plantas daninhas, além dos efeitos diretos na produção, afetam também o bolso do produtor.  E atenta a esse desafio e para ajudar o agricultor, a Trimble lançou um guia definitivo intitulado: “Tudo que você precisa saber sobre o combate a plantas daninhas”.

Disponível no instagram da empresa e com o objetivo de apontar soluções para os principais desafios durante o manejo das plantas daninhas, o livro aborda questões que vão desde o surgimento das invasoras, passando pelos impactos nos custos da produção até os pilares para um manejo estratégico e eficiente. Com linguagem simples e acessível, o guia foi escrito pelo pós-doutor em Plantas Daninhas e professor da UFPR, Leandro Paiola, e pelo doutor em Fitotecnia e professor da UFPR, Alfredo Junior Paiola.

“Este guia é uma ótima referência para agricultores, estudantes e profissionais que desejam explorar as técnicas de manejo de plantas daninhas e as tecnologias disponíveis. É sobre ensinar qual a melhor forma de manejar as plantas daninhas e com muito conhecimento prático”, pontuou o gerente de marketing Latam da Trimble, Giancarlo Fasolin.

As plantas daninhas, também denominadas como invasoras, se desenvolvem em condições adversas como lugares secos ou úmidos, temperaturas baixas ou altas e diversos tipos de solo. Tais plantas possuem a capacidade de produzir sementes viáveis de forma abundante, com variadas formas de dispersão, e ainda possuem resistência ao ataque de pragas e doenças.

De acordo com a Embrapa, as perdas estimadas com as plantas daninhas podem chegar a mais de 90% quando não há controle. Por isso, o produtor deve realizar um manejo integrado onde várias práticas podem ser usadas, como por exemplo:

  • Rotação de culturas: pesquisas apontam que uma boa cobertura de solo pode reduzir em até 93% a infestação. E a palhada pode ser “o melhor herbicida em algumas situações”, aponta o guia.
  • Desenvolvimento do perfil do solo: solos bem corrigidos, estruturados e adubados em profundidade proporcionam o melhor desenvolvimento da cultura.
  • Controle químico preciso:  dependendo da tecnologia, o controle químico pode ser realizado de forma precisa, diretamente sobre a planta invasora.

E a Trimble conta com uma ferramenta que realiza esse controle químico pontual. Denominada WeedSeeker 2, a tecnologia é capaz de realizar a aplicação de forma precisa  diretamente sobre a planta daninha, de forma melhor e mais eficiente que a pulverização tradicional. 

A solução é acionada de forma prática: os sensores inteligentes são instalados sobre a barra de pulverização, podendo variar de acordo com a extensão desejada, e eles identificam por meio do sinal infravermelho a tonalidade verde da planta daninha. Esta tecnologia é chamada popularmente de verde sobre verde. 

Logo que a planta invasora é identificada, o sensor dispara diretamente sobre ela o defensivo agrícola, ou seja, o produto não atinge a cultura plantada, apenas o local específico onde está a planta daninha. 

“O uso dessa tecnologia que identifica a planta invasora pontualmente reduz bastante a quantia de defensivo usado. E esse tipo de aplicação localizada é especialmente útil no combate a ervas daninhas resistentes a herbicidas, pois elas requerem produtos químicos mais caros. Ao direcionar produto para as ervas daninhas resistentes individualmente, os sistemas de aplicação localizada permitem a eliminação de plantas invasoras problemáticas, reduzindo significativamente a quantidade de herbicidas de custo mais alto. Além da redução de produtos químicos aplicados, há também um grande benefício para o meio ambiente e principalmente para o bolso do produtor”, explicou o especialista de produtos Trimble, Fernando Compagnon”.

Sobre a Trimble Agricultura 

A Trimble Agricultura desenvolve soluções tecnológicas para facilitar a vida do produtor. Com um amplo portfólio em agricultura de precisão, que vai desde o plantio até a colheita, o produtor alia economia de insumos a produtividade de forma sustentável e descomplicada.

A empresa americana está presente no Brasil há décadas e é reconhecida pelo seu pioneirismo no mercado de telas, pilotos e sinais de correção de alta precisão, e por sua inovação contínua, como o caso do sistema de aplicação seletiva Weedseeker 2, capaz de garantir economia de até 95% em herbicidas. Para mais informações, visite: agro.trimble.com.br.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login